5 cuidados fundamentais pós-cirurgia

O período do pós-operatório representa o momento em que o paciente necessita de cuidados específicos para que sua recuperação seja bem-sucedida. Para que isso possa ocorrer, as recomendações do profissional da saúde precisam ser seguidas à risca, evitando que haja complicações após o procedimento cirúrgico.

É preciso perguntar ao médico quais cuidados devem ser tomados antes e depois da cirurgia, ainda assim, existem recomendações gerais a serem seguidas. Abaixo, listamos 5 cuidados necessários pós-cirurgia.

  1. Repouso

O mais óbvio, mas não menos importante, dos cuidados é o repouso. Como se trata de uma cicatrização, é recomendado que o paciente, seja no hospital ou após retornar à sua residência, faça o menor esforço possível. Pergunte ao seu médico qual o tempo necessário de repouso para que a área operada cicatrize normalmente.

Desconfortos físicos devem ser evitados a todo custo, mas após o período recomendado de repouso, faz bem iniciar leves exercícios físicos para poder retornar ao dia a dia.

  1. Redobrar a atenção com a higiene

Durante o pós-operatório, hábitos saudáveis de higiene se fazem ainda mais imprescindíveis. Para que o operado não corra riscos de infecções no local do corte, deve-se lavar bem as mãos e usar álcool em gel 70% antes de trocar o curativo. Verifique o local pelo menos duas vezes ao dia para se certificar de não há nada anormal na cicatrização.

Ao tomar banho, é preciso tomar muito cuidado para não fazer movimentos prejudiciais à área operada e, se possível, usar o chuveirinho para evitar molhar o corte, fazer isso de preferência sentado para que não ocorram acidentes. Caso haja inchaço, inflamação, vermelhidão ou mau cheiro, não deixe de procurar o seu médico ou ir ao pronto-socorro.

  1. Seguir a alimentação recomendada 

O médico poderá indicar uma alimentação específica para que as refeições sejam benéficas em relação à recuperação. Como por exemplo, ter uma alimentação líquida nas primeiras 24 horas após a cirurgia.

Cuidados gerais que precisam ser seguidos:

  • Manter-se hidratado
  • Ingerir alimentos leves em porções pequenas

Alimentos, bebidas e costumes que devem ser evitados:

  • Frituras
  • Carnes ricas em fibras
  • Comidas gordurosas
  • Condimentos
  • Embutidos
  • Doces
  • Refrigerantes
  • Bebidas alcoólicas
  • Fumar
  1. Não esquecer de tomar os medicamentos no horário certo

É comum no pós-operatório fazer o uso de medicamentos que auxiliam com cicatrização e controlam a dor como analgésicos, anti-inflamatórios e/ou antibióticos. Lembrar de tomar os medicamentos na hora certa se faz mais do que necessário. Caso haja dificuldade em lembrar, acione um alarme no celular ou peça a alguém próximo para ficar de olho no horário correto do medicamento. Evite atrasar ou esquecer dos horários.

  1. Evite exposição solar

É preciso evitar a exposição ao sol por conta da vasodilatação, que é mais comum em dias quentes. Quando a vasodilatação acontece no local operado, ela pode gerar sangramentos, o que dificulta a cicatrização.

Aliando estas 5 dicas aos cuidados recomendados pelo seu médico, o período pós-operatório terá a eficácia certa para que a sua vida possa voltar a se movimentar com antes.