Como lidar com o envelhecimento dos nossos pais?

Mesmo todos sabendo que um dia os pais irão envelhecer e precisarão de cuidados especiais, ninguém está preparado. O envelhecimento de nossos pais é uma fase complexa e emocionalmente desgastante. No início, não conseguimos compreender e não sabemos lidar com as várias mudanças que ocorrem. Por isso, o primeiro passo a ser dado é aceitar que as coisas mudaram e que a partir daquele momento tudo será diferente. Esse é o ponto mais importante.

Tenha paciência, pois cuidar de pais idosos é algo que exige calma e discernimento. O processo é desgastante, mas é importante lembrar que é difícil para os dois lados. Seus pais também não saberão lidar com essa nova etapa. Então, deixe que a nova situação se adapte naturalmente e, você e seus aprendam a lidar conforme for avançando.

Outro ponto importante é não criar expectativa emocional ou planos para o futuro. A maioria das frustrações são advindas de expectativas criadas em situações onde elas não poderão ser realizadas. Tenha em mente a condição atual e o dia presente. Os projetos devem ser criados para acontecerem em curto prazo e sempre levando em conta a atual condição.

Com a chegada da velhice nossos pais perdem a autoridade e a independência, e por isso acessos de raiva são mais frequentes e devem ser administrados. Não é fácil para eles aceitarem as novas limitações. Reconhecer que precisam de ajuda e supervisão não é uma tarefa fácil.

Nós da Amor e Cuidado – cuidador de idosos, recomendamos que sempre que possível dê autonomia a seus pais. É importante que as escolhas sejam respeitadas e que as mudanças sejam propostas e não ordenadas. Assim sendo, sempre que possível gere possibilidades de escolhas e decisões que não os coloquem em risco e que a autonomia seja preservada.

Mesmo idosos seus pais continuam sendo seus pais. Mostrar carinho e amor é a melhor maneira de fazer com que eles se sintam bem. Lembre-se que o objetivo principal sempre deve ser fazer com que eles estejam felizes.