Como os serviços de um cuidador podem evitar complicações após a cirurgia

Durante esse período de vulnerabilidade física, a presença de um cuidador pós-cirúrgico pode garantir uma boa recuperação

Após a realização de um procedimento cirúrgico, o corpo humano precisa de uma série de cuidados que exigem cautela e são muito importantes para garantir o sucesso durante a etapa de recuperação.

Durante essa fase de fragilidade, a assistência de um profissional especializado em cuidado pós-cirúrgico é de muita importância, pois é necessário que o paciente fique em repouso, e, ao mesmo tempo, cumpra uma série de recomendações médicas que exigem dedicação constante, como repouso, alimentação adequada, rotina de higiene, troca de curativos e cicatrização, medicação e tratamento da dor que demandam a assistência especializada de um profissional especializado,

Repouso

Após a realização de uma cirurgia, é preciso tomar cuidado para evitar que os pontos saiam e as cicatrizes se abram.

Esse descanso pode ser mais ou menos rigoroso, a depender do nível de gravidade do procedimento recém-realizado.

Mas, de forma geral, atividades do dia-a-dia podem ficar comprometidas durante um certo tempo, e contar com a assistência integral de um cuidador pós-operatório pode te ajudar muito.

Alimentação

Ao tratar da dieta recomendada para pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, é importante lembrar que existem dois fatores principais a se considerar, e ambos se beneficiam da atenção de um cuidador pós-cirúrgico.

Em primeiro lugar, de maneira geral, por conta de sua fragilidade no sistema imunológico, o recém-operado precisa consumir refeições ricas em certos nutrientes.

Nos casos em que a intervenção foi realizada em algum lugar do corpo que interfere nos processos de alimentação, como o sistema intestinal ou digestivo, esses cuidados podem exigir ainda maior rigor, com a implementação de uma dieta líquida ou pastosa.

Em segundo lugar, por conta da debilitação proveniente de certos procedimentos, é comum que o paciente seja orientado a se alimentar de forma que gaste a menor quantidade de energia que for possível.

Curativos

Os curativos são muito úteis para a recuperação após a realização de qualquer tipo de cirurgia, pois são responsáveis pela proteção contra o risco de

contaminações que podem causar infecções e inflamações na região da cicatriz, o que colocaria a saúde do paciente operado em risco.

Nessa etapa da recuperação, o suporte de um cuidador pós-cirúrgico é especialmente importante, pois este profissional possui capacitação técnica para administrar bandagens com sensibilidade e eficiência.

perceber sinais de infecção, como pus ou mau cheiro nas cicatrizes, além de se manter alerta para o risco de inflamação, como vermelhidão, inchaço e dor no local.

Recomendações gerais

Em muitos casos, o período de recuperação após a realização de uma cirurgia pode ser tão ou até mais importante que o procedimento em si.

Complicações no pós-operatório podem alterar os resultados da cirurgia e ainda trazer riscos à saúde e ao bem-estar do operado ainda maiores que os problemas que resultaram na necessidade da cirurgia em primeiro lugar.

Por isso, não subestime a necessidade de atenção e cuidados nesse período. Diminua os riscos durante o pós-operatório por meio da contratação de um cuidador pós-cirúrgico.