O momento do nascimento de um filho é cheio de alegrias, mas também exige cuidados tanto com o recém-nascido, quanto com a mamãe no período conhecido como puerpério, para evitar complicações pós-parto. As alterações físicas e emocionais podem trazer um peso para o psicológico da mãe, especialmente se ela for de primeira viagem. Incertezas sobre ser capaz de empenhar o papel de mãe, entre outros pensamentos sobre as responsabilidades podem tomar conta do consciente. Nesses momentos, sempre faz bem poder contar com uma companhia que ajude a atravessar esse tempo tão mágico e, ao mesmo tempo, delicado. Melhor ainda se a pessoa que estende a mão for uma profissional qualificada. Um cuidador de gestantes pode estar com a mamãe desde os primeiros meses de gravidez, mas seus serviços continuam necessários após o parto. Geralmente, esses cuidados têm duração de 6 a 8 semanas no caso da mãe ter apenas um filho. Se o parto foi de dois ou mais bebês, é preciso que os cuidados se estendam por mais tempo.

Rede de apoio às gestantes: um importante acolhimento

Apoio à mãe que sofre de depressão pós-parto De acordo com uma pesquisa de 2018 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz (Rio de Janeiro), conduzida por Mariza Theme, mais de 25% das mães no Brasil têm sinais de depressão pós-parto. De cada quatro mães brasileiras, uma sofre de DPP. Os principais sintomas são mudanças constantes de humor, ansiedade, irritabilidade, cansaço e desânimo. Qualquer mãe pode desenvolver a depressão pós-parto, especialmente as que sofrem de transtornos mentais ou que não têm o suporte desejado da família. Independentemente da razão que desencadeou a DPP, um cuidador de gestantes oferece o apoio emocional necessário para um momento tão difícil, esteja ela sendo amparada pela família ou não.

O que é a Depressão Pós-Parto e como ajudar

Funções do cuidador de gestantes O cuidador de gestantes presta auxílio em várias atividades cotidianas para visando evitar esforços desnecessários por parte da mãe, mas seus cuidados não se restringem à gestante. O cuidador também auxilia com os recém-nascidos, dando atenção à saúde dos pequenos. Entre as funções do cuidador de gestantes, estão:
  • Verificar a higiene da mãe e ajudá-la na realização de atividades do gênero;
  • Ajudar com a higiene do bebê;
  • Administrar e/ou oferecer as refeições nos horários recomendados;
  • Controle de horário para medicações prescritas;
  • Verificar o posicionamento da mãe em diferentes momentos do dia;
  • Verificar decúbito;
  • Cuidados com vestimenta e qual roupa mais adequada para cada momento.
No geral, o cuidador de gestantes e pós-parto trabalha diretamente para o bem-estar da mãe e do bebê durante e após a gestação. A Amor e Cuidado conta com uma rede de cuidadores qualificados para auxiliar da melhor forma mães durante esse período. Nossos cuidadores auxiliam desde o emocional até às partes mais práticas do dia a dia durante o tempo de resguardo, incluindo o acompanhamento às consultas médicas. Contamos com planos personalizados e avaliação inicial gratuita, lhe dando liberdade de escolha para que não restem dúvidas sobre os serviços que serão prestados e o plano escolhido. Entre em contato conosco e garanta o seu cuidado: contato@amorecuidadodf.com.br  

Comentários