Cuidados com o idoso com doença de Alzheimer

O Alzheimer traz muitos sintomas consigo, dentre eles estão: a perda de memória, confusão, agitação, perturbações de sono, agitação. Muitos dos que sofrem com a doença não conseguem lembrar de acontecimentos ou ações recentes. Porém, a memória de longa duração não é afetada, com exceção daqueles que já estão em estado avançado da doença.

Tendo em vista que as memórias recentes são esquecidas, é mais fácil que os próximos àqueles que sofrem da doença se adaptem à sua realidade atual. Assim, pode haver melhores possibilidades de recordar e conversar.

É importante que a casa, principalmente, seja um ambiente seguro, mas sem deixar de ser leve. Alguns exemplos disso são: no banheiro, é fundamental que não existam coisas com que possam machuca-lo; Os produtos de limpeza e outros materiais perigosos devem estar em um lugar seguro; Fotografias ou outras lembranças pessoais tornam o ambiente mais familiar.

Para melhor comodidade, evite lugares barulhentos, eles podem causar agitações e incômodos. Respeite o seu ritmo, não o apresse para fazer suas atividades diárias. O auxilie sempre que houver necessidade. Sempre que possível, promova suas independências e qualidades, não fale das dificuldades da doença. Fique atento à suas expressões faciais e linguagem corporal, às vezes a comunicação pode ser um grande desafio para ele. Cumpra os horários de banho e de medicações.

É fundamental que a mente e o corpo estejam ativos, encontrar coisas que ele goste de fazer podem ajudar nesta tarefa. Atividades que estimulem os seus sentidos também são bem vindas. Dentre elas: dançar, pintar, cantar, cozinhar, etc.

Quando ele precisar de cuidados que não possam ser ministrados apenas em casa, procure um médico especializado, casas de repouso com experiência no tratamento. Lembre-se sempre de o mimar com muito amor e cuidado. Sua companhia pode fazer maravilhas.

A Amor&Cuidado dispõe de um serviço de supervisão, que é feita por um profissional de enfermagem, responsável por montar um plano de cuidados, avaliar o atendimento, orientar o cuidador e manter a qualidade do serviço.

Diariamente o cuidador faz anotações em nosso livro de rotina para que os familiares tenham acesso as informações sobre o que ocorreu durante o dia com a pessoa que está sob os cuidados da Amor&Cuidado, criando assim, uma relação de segurança e confiança entre a família e a empresa.

entre em contato: clique aqui!