O período pós-parto refere-se às primeiras seis semanas após o parto. Este é um momento feliz, mas também é um período de ajuste e cura para as mães. Durante essas semanas, elas se relacionam com seus bebês e fazem um check-up pós-parto com seu médico. 

Ajustando-se à maternidade 

Adaptar-se à vida cotidiana após o nascimento de um bebê tem seus desafios, especialmente se você for uma mãe de primeira viagem. Embora seja indiscutivelmente importante cuidar do seu bebê, você também deve cuidar de si mesma. 

A maioria das novas mães não volta ao trabalho pelo menos nas primeiras seis semanas após o nascimento. Isso lhe permite tempo para se adaptar e desenvolver essa nova vida. Como um bebê precisa ser alimentado e trocado com frequência, você pode passar noites sem dormir. A boa notícia é que você acabará caindo na rotina. Enquanto isso, veja o que você pode fazer para uma transição mais fácil: 

1. Descanse bastante 

Durma o máximo possível para lidar com o cansaço e a fadiga. Seu bebê pode acordar a cada duas ou três horas para mamar. Para ter certeza de que você está descansando o suficiente, durma quando seu bebê dormir. 

2. Procure ajuda 

Não hesite em aceitar ajuda de familiares e amigos durante o período pós-parto, bem como após este período. Seu corpo precisa de repouso e ajuda prática em casa pode ajudá-la a obter o descanso necessário. Amigos ou familiares podem preparar refeições, fazer compras no supermercado ou ajudar a cuidar de outras crianças em casa. 

3. Faça refeições saudáveis 

Mantenha uma dieta saudável para promover mais saúde para o seu corpo. Aumente a ingestão de grãos integrais, vegetais, frutas e proteínas. Você também deve aumentar a ingestão de líquidos, especialmente se estiver amamentando. 

4. Atividade física 

Seu médico informará quando você pode se exercitar. A atividade não deve demandar um grande esforço físico. Tente dar um passeio perto de sua casa. A mudança de ambiente é revigorante e pode aumentar os seus níveis de energia. 

Funcionando como uma nova família 

Para começar, seja paciente. Entenda que todo casal passa por mudanças após o nascimento de um bebê. Leva tempo para se ajustar, mas acontecerá eventualmente. Cuidar de um recém-nascido fica mais fácil a cada dia que passa. 

Um novo bebê é um ajuste para toda a família e pode mudar a dinâmica que você tem com seu parceiro. Durante o período pós-parto, você e seu parceiro também podem passar menos tempo juntos, o que pode ser problemático. Este é um período que pode ser difícil e estressante, mas existem maneiras de lidar com isso da melhor forma possível. 

Além disso, comunique-se como uma família. Se alguém se sentir excluído – seja um cônjuge ou outros filhos na casa – converse sobre o problema e seja compreensiva. Os bebês precisam de muita atenção e você e seu parceiro passam a maior parte do dia cuidando de suas necessidades, mas não se sintam culpados por passar algum tempo sozinhos durante o período pós-parto. 

Se você conhece uma nova mamãe que precisa ler estas dicas, compartilhe mais este artigo da Amor & Cuidado! 

Comentários