A pessoa que já está na terceira idade tende a ter Idosos uma temperatura corporal menor em comparação com pessoas de menos idade como adolescentes e jovens adultos. Profissionais da saúde afirmam que este fato resulta na dificuldade para definir qual a variação da temperatura base que está relacionada ao processo do envelhecimento e até mesmo na medição da febre no idoso. 

Diferença entre a febre no adulto e no idoso 

A medicina acredita que a febre em uma pessoa adulta que ainda não está na terceira idade tem início em temperaturas que estão sempre acima dos 37ºC – embora exista uma parte da comunidade médica considera que adultos têm febre apenas quando as temperaturas estão acima de 38,3ºC3. 

No caso das pessoas idosas, com sua temperatura corporal inferior a de pessoas mais jovens, pode estar com febre mesmo se apresentar temperaturas inferiores às de febre em adultos com menos idade. A comunidade médica propõe sempre subtrair 0,15ºC na temperatura basal por década de vida. Sendo assim, quando o idoso chega aos 70 anos de idade, sua temperatura média será de 36,5°C. 

Quando se trata de uma pessoa idosa, medir sua a temperatura semanal ou mensalmente é o mais recomendado. A terceira idade geralmente traz uma predisposição para síndromes com temperaturas atípicas que não possuem sintomas, tornando-as mais difíceis de serem detectadas sem o auxílio da medição de temperatura. 

Descobrindo se o idoso tem febre 

Para descobrir se o idoso está com febre, é preciso prestar atenção se a pessoa longeva apresenta sinais de frio excessivo, calafrios ou ausência de transpiração quando está calor ou sua pele está mais quente do que de costume. Mas como já afirmamos, é preciso medir a temperatura do idoso para se ter certeza sobre seu estado, pois é mais complexo detectar febre em idosos do que em pessoas com menos idade. 

Tipos de termômetros 

Atualmente temos acesso a termômetros digitais, que são bastante eficientes e mostram a temperatura em cerca de 2 segundos, porém, é preciso que a bateria seja trocada quando o termômetro mostrar a informação de que o nível de bateria está baixo. Isso se faz necessário, porque termômetros digitais com bateria fraca podem mostrar resultados errados. 

Vale lembrar que é preciso verificar se o termômetro utilizado possui mercúrio, já que termômetros de vidro com esta substância, caso quebrem, permitirão que o metal entre em contato com o que ou quem estiver por perto. O mercúrio é um metal pesado muito tóxico, por isso, é preciso tomar cuidado com termômetros de vidro do tipo.  

Deve-se agasalhar o idoso quando ele estiver com febre? 

O melhor a se fazer quando uma pessoa da terceira idade está com febre é não vesti-lo em um agasalho, isso acontece porque colocar roupas pesadas ou muitas peças ao mesmo tempo pode resultar no corpo tendo dificuldade para diminuir o calor. 

Sendo assim, deve-se manter o idoso hidratado com bebidas não quentes, mas que também não precisam ser geladas, apenas temperatura ambiente. Vale lembrar que chá ou café podem desidratar o idoso.  

Agora que você já sabe mais sobre como é a febre em pessoas de terceira idade, que tal compartilhar este artigo com alguém que precise saber dessas informações? Espalhe mais conhecimento sobre a vida na terceira idade com a Amor & Cuidado. 

Comentários