O Alzheimer é uma doença demencial que resulta na degeneração dos neurônios cerebrais. As causas são as mais variadas, podendo ter relação tanto com uma predisposição à doença por motivos genéticos, quanto à falta de exercícios físicos, envelhecimento, vícios como o cigarro, traumas adquiridos em acidentes, entre outros. Mas é possível prevenir o Alzheimer! Neste artigo, você vai conhecer algumas das formas mais eficazes de evitar essa doença que tanto assusta os mais velhos. 

Vale lembrar que em se tratando de pessoas com algum caso na família, as dicas a seguir e os demais cuidados com a saúde se tornam ainda mais imprescindíveis! 

1. Praticar atividades físicas todos os dias 

Praticar atividades físicas diariamente é, sem sombra de dúvida, uma das formas mais efetivas de prevenir a degeneração progressiva dos neurônios do cérebro. Em dados mais específicos, fazer exercícios regularmente, por pelo menos meia-hora, diminui em até 50% as chances de desenvolver Alzheimer em qualquer momento da vida, não apenas na terceira idade. 

2. Jogos de estratégia  

Pareceu simples demais? Mas não é! Voltar aos tempos de juventude e passar alguns momentos do dia resolvendo jogos de estratégia que mexem com a mente, ajuda muito a mantê-la saudável por muito mais tempo. Tais jogos estimulam o cérebro, ajudando a deixar a mente ainda mais ativa durante o dia a dia.  

Alguns dos jogos mais indicados são: 

  • Quebra-cabeça (físico ou online); 
  • Xadrez; 
  • Jogo da memória;  
  • Dominó; 
  • Sudoku; 
  • Bingo; 
  • Entre outros. 

3. Tenha uma dieta balanceada  

Uma das formas de evitar o aparecimento do Alzheimer é ter uma dieta rica em nutrientes para o cérebro, que podem ser encontrados em alimentos como peixes (ômega 3), vegetais (lactobacilos), frutas (antioxidantes), entre outros.   

Para sermos mais específicos, leia a seguir uma lista com alguns nutrientes que ajudam a manter o cérebro ativo e livre de problemas: 

  • Vitamina D: um ótimo anti-inflamatório neuronal; 
  • Selênio: nutriente importantíssimo para evitar o Alzheimer; 
  • Zinco: deixa a atividade do cérebro mais robusta;  
  • Probióticos: também ajuda a manter o cérebro ativo, prevenindo depressão e ansiedade, além do Alzheimer. 

O que se deve evitar 

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso é um grande responsável por doenças demenciais que podem aparecer com o tempo, assim como o uso de cigarros. Parar de comer alimentos ricos em gordura e lanches rápidos como salgadinhos, também é uma grande mão na roda para impedir que o Alzheimer apareça. 

4. Dormir pelo menos 8 horas por noite 

O funcionamento do cérebro é regulado positivamente quando dormimos 8 horas por noite, independentemente da idade, mas especialmente no momento mais longevo da vida. A capacidade de raciocinar e lembrar de boa parte do que foi vivido no cotidiano, fica superior quando conseguimos dormir por pelo menos 8 horas.  

5. Não deixe o estresse lhe consumir 

Já se sentiu muito desgastado após um momento muito grande de estresse? Pois é,esse é mais um ponto que ajuda no aparecimento de doenças demenciais como o Alzheimer, o que acontece por conta do aumento dos níveis de cortisol, desgastando os neurônios e abrindo as portas para problemas cerebrais na terceira idade. Sendo assim, não deixar o estresse tomar conta da sua mente, já é uma forma de evitar o aparecimento de doenças que afetam o cérebro. 

Agora que você já conhece essas 5 dicas valiosas para prevenir o Alzheimer, compartilhe mais este artigo da Amor & Cuidado com quem você ama, espalhando essa mensagem de saúde. 

Comentários