A artrose é uma doença que acomete um grande número de idosos, principalmente no joelho, que é a região do corpo onde a doença mais tem chance de aparecer. Neste artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre o que é essa condição, seus sintomas e como tratá-la. 

O que é artrose? 

A artrose é o tipo mais comum de doença articular degenerativa e afeta duas vezes mais mulheres do que homens com 60 anos ou mais. Com o tempo, danos a essa cartilagem podem levar à artrose. O movimento torna-se restrito e a dor aumenta gradualmente. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 60% das pessoas na terceira idade sofrem com a artrose no Brasil. Mas engana-se quem pensa que apenas idosos sofrem os efeitos da condição, já que tem aumentado o número de pessoas entre 30 e 50 anos com artrose, o que geralmente é fruto de algum trauma, até exercícios feitos de forma exagerada podem ser um motivo.  

Tipos de artrose 

Existem 2 tipos de artrose: primária e secundária. Ambos os tipos de artrose podem afetar os dedos, quadris, joelhos, tornozelos ou dedos dos pés.  

Artrose primária  

A artrose primária ocorre quando a cartilagem entre os ossos se degenera. À medida que o indivíduo envelhece, o teor de água em sua cartilagem diminui, tornando-a mais fraca e mais suscetível a danos.  

Artrose secundária  

A artrose secundária, por outro lado, não está relacionada ao envelhecimento e é causada por lesão, doença ou fatores genéticos, o que explica casos em pessoas mais jovens. 

Quais são os sintomas da artrose?  

Os sintomas para ambos os tipos de artrose são semelhantes: Dor e rigidez nas articulações afetadas durante ou após o movimento são comuns, assim como sensibilidade e inchaço.  

O indivíduo experimentará uma perda de flexibilidade nas articulações afetadas e uma sensação de rangido que é acompanhada por sons de cliques ou rachaduras. Nos estágios iniciais da osteoartrite, só se sente dor e desconforto quando estiver usando as articulações ou ao acordar pela manhã. No entanto, à medida que a condição piora, o idoso pode sentir esses sintomas mesmo quando estiver descansando. 

Como a artrose é tratada?  

Atualmente não há cura para a artrose, mas com o tratamento e uma abordagem holística de gerenciamento da dor, os prejuízos podem ser minimizados, diminuindo o impacto dessa doença debilitante na qualidade de vida do idoso.  

Tratamentos não cirúrgicos  

Esses tratamentos incluem fisioterapia para fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade das articulações, bem como o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor. O ortopedista pode recomendar injeções intra-articulares de ácido hialurônico caso o idoso não responda bem ao uso de medicamentos e fisioterapia.  

Cirurgia 

O procedimento cirúrgico é oferecido quando a condição é grave e se o idoso não respondeu bem a tratamentos não cirúrgicos. Alguns procedimentos comuns incluem artroplastia, a substituição de articulações danificadas por artificiais, e artroscopia do joelho, a limpeza e reparação de articulações danificadas. Um procedimento muito menos comum é a artrodese – a remoção da articulação artrítica e a fusão de dois ossos em cada extremidade da articulação. 

A artrose ainda não possui cura, mas é possível recuperar a qualidade de vida do idoso com os tratamentos apontados acima. Agora que você sabe mais sobre a artrose, compartilhe este artigo com alguém que precise dessas informações. 

Comentários