A pandemia aumentou ainda mais a preocupação com a saúde dos idosos, resultando também em uma angústia maior em relação à imunidade das pessoas de terceira idade. Para que a imunidade dos idosos não seja abalada, especialmente nestes tempos difíceis, é preciso adotar hábitos mais saudáveis para garantir um sistema imunológico forte, consequentemente resultando em uma maior qualidade de vida.
Afinal de contas, o que é o sistema imunológico?
O sistema imunológico é o conjunto de órgãos, tecidos, células e moléculas presentes responsáveis pela proteção do nosso organismo. Sua composição possui milhões de células de todos os tipos, cada uma com sua função. Todos os dias, o nosso sistema imunológico combate o ataque de vários microrganismos, entre estes estão vírus, fungos, bactérias, parasitas, entre outros. Esse trabalho constante do sistema imunológico permite que nosso organismo siga protegido contra tais ameaças.
Melhorando hábitos na terceira idade
Para manter um sistema imunológico que lhe ajude a manter a qualidade de vida, é preciso investir em atividades físicas – não necessariamente pagar uma academia – e ter uma alimentação balanceada.
Dentre os hábitos que ajudam a melhorar a imunidade estão exercícios físicos, atividades sociais, cuidados com a saúde mental e atividades que façam o idoso se sentir independente e por último, mas não menos importante, está a já mencionada alimentação saudável, que precisa ser rica em vitaminas e minerais que possam de estimular a imunidade. Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas que certamente serão úteis para os idosos que buscam aumentar a imunidade.
Alimentação
Sem dúvida, uma das formas mais eficazes de conseguir uma melhor imunidade na terceira idade é através da alimentação. Alguns alimentos que potencializam a ação do sistema imunológico são os vegetais, especialmente os verde-escuros. Alguns exemplos de vegetais verde-escuro são o agrião, rúcula, acelga, couve, espinafre, brócolis, escarola, entre outros. Estes vegetais são ricos em vitamina E, que é essencial para o aumento da imunidade, ajudando também na regulação do metabolismo.
Outros alimentos importantes para o sistema imunológico do idoso são as frutas ricas em vitamina C, afinal, esta vitamina é um ótimo antioxidante e auxilia na absorção do ferro, impedindo que a pessoa da terceira idade desenvolva anemia. Algumas das frutas mais indicadas são goiaba, laranja, melão, limão, acerola, maracujá, kiwi, entre outras.
Finalizando as recomendações alimentares estão os derivados leite, bem como o próprio, já que possuem vitamina D e zinco. Além do leite e seus derivados, também é muito recomendado inserir peixe na alimentação do idoso, já que são ricos em ômega 3, um elemento que auxilia bastante na memória.
Visitar um nutricionista também é uma ótima dica, já que este profissional irá indicar a melhor opção de uma dieta balanceada para o seu idoso.
Controle de doenças crônicas
O controle de doenças crônicas é altamente importante para manter a imunidade do idoso em alta. Questões de saúde como doenças pulmonares, diabetes, hipertensão arterial, diabetes e asma são algumas das doenças crônicas que podem acometer pessoas na terceira idade. Caso o idoso sofra com alguma dessas enfermidades, é preciso mantê-las controladas com o tratamento constante recomendável, para que seu efeito na qualidade de vida do idoso seja muito menor. Seguir os conselhos médicos e manter a medicação são duas formas poderosas de manter o sistema imunológico forte mesmo durante tais quadros de saúde.
Agora que você já sabe mais sobre como aumentar a imunidade em pessoas de terceira idade, que tal compartilhar este artigo com alguém que precise saber dessas informações? Espalhe mais conhecimento sobre a vida na terceira idade com a Amor & Cuidado.