O tão temido derrame pode acontecer em qualquer idade, mas é um grande medo para os idosos. Se você possui um ente querido idoso que teve um derrame, o primeiro passo é entender o que é este acidente e os desafios que o seu idoso está enfrentando.
O que é um AVC?
Um derrame, também conhecido como acidente vascular cerebral, ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma área do cérebro é bloqueado ou quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe. Existem dois tipos principais de AVC: o isquêmico e o hemorrágico. Um acidente vascular cerebral isquêmico ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo de sangue para o cérebro. Já o acidente vascular cerebral hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, impedindo o fluxo sanguíneo para o cérebro. O derrame geralmente afeta um lado do corpo.
Desafios físicos para o idoso
Os efeitos físicos de um derrame podem variar. Esses incluem:
- Fraqueza muscular – Inclui dificuldade de caminhar, no movimento dos braços ou na forma de segurar objetos. Eles também podem ter maior probabilidade de tropeçar ou cair e ter dificuldade em se levantar;
- Pé caído – Se você perceber que seu ente querido levanta um pé acima do normal ou balança a perna demais ao caminhar, ele provavelmente tem uma condição chamada pé caído, devido à fraqueza muscular no pé e no tornozelo que faz com que os dedos fiquem presos no chão ao caminhar;
- Fadiga geral – Os sobreviventes de AVC geralmente ficam cansados e se cansam rapidamente, mesmo depois de descansar.
Resultados cognitivos de um AVC
Os efeitos cognitivos de um derrame também podem variar, como:
- Perda de memória;
- Problemas de comunicação;
- Demência vascular;
- Sensibilidades sonoras.
Cuidar de um idoso que vive com os efeitos de um derrame pode ser uma responsabilidade assustadora. No entanto, o conhecimento muda toda essa história. A partir de agora, vamos elucidar qual o seu papel.
Cuidando de um idoso que passou por um AVC
O primeiro passo é avaliar as suas próprias capacidades físicas. Você é forte o suficiente para ajudar a pessoa a se levantar após uma queda? Se não for, quem você pode chamar para ajudar? Talvez um vizinho esteja disposto? Possui algum parente que mora perto? Se o seu ente querido da terceira idade estiver inconsciente ou sangrando, ligue imediatamente para o 192.
Você consegue ajudar a dar banho no seu idoso? O banheiro está equipado com corrimãos para garantir a sua segurança e a da pessoa de terceira idade? Você pode comprar um assento portátil se o banheiro já não estiver equipado. Também é necessário que o chão do banheiro seja refeito com piso antiderrapante para garantir a segurança do idoso.
Depois de avaliar suas capacidades físicas, você pode passar a avaliar suas outras responsabilidades, como os seguintes exemplos:
- Monitoramento e cuidados com a medicação da pessoa;
- Compreender a situação financeira do seu ente querido e pagar as contas que estão em nome do seu idoso;
- Certifique-se de que o idoso está comendo adequadamente;
- Manter um cronograma regular para atividades de reabilitação em casa — consultar o médico antes.
Com estas informações, a sua vida e a do seu idoso ficarão mais fáceis, mesmo após um AVC. Caso você precise de ajuda, ou não possa se dedicar ao seu idoso totalmente, entre em contato com a Amor & Cuidado e contrate hoje mesmo um cuidador de idosos especializado.