Índice:
  1. Introdução
  2. A possível resposta
  3. Medo de acidentes domésticos no banheiro
  4. O que fazer quando o banho se torna uma dificuldade 4.1. Outras dicas
  5. Fale com a Amor & Cuidado

Quando um ente querido tem demência, os cuidadores familiares podem enfrentar dificuldades com comportamentos de resistência. A pessoa com demência se recusa a comer ou discute incessantemente sobre cuidados pessoais. Um dos problemas mais difíceis enfrentados pelos cuidadores é a resistência ao banho.

Se olharmos mais profundamente, veremos que sempre há uma razão para a recusa em tomar banho, e essa razão difere de cada indivíduo. Portanto, sempre que ocorrer um comportamento resistente, é importante para o cuidador perguntar "por quê?" Assim, poderá saber o que está resultando neste comportamento.

A possível resposta

Os motivos variam, entre eles está o medo.

Normalmente, a resposta é bastante básica. O indivíduo pode estar com frio e desconfortável quando suas roupas são removidas. Ou, sua nudez é constrangedora e o faz sentir vulnerável. Em qualquer caso, coloque um aquecedor no banheiro para aquecer o ambiente. Compre um roupão grosso e chinelos que possam ser usados até o momento em que o indivíduo entrar no chuveiro. Aqueça as toalhas na secadora para deixá-las macias e aconchegantes. Lembre-se de que indivíduos com demência muitas vezes sentem mais frio do que a população em geral. Um corpo aquecido pode estar muito mais inclinado a cooperar.

Medo de acidentes domésticos no banheiro

Por estar mais frágil graças ao envelhecimento, é compreensível que o idoso tenha medo de sofrer algum acidente doméstico. 

Outras pessoas podem resistir ao banho devido ao medo de cair. Aqueles com demência frequentemente se sentem desequilibrados e vulneráveis a quedas. Um banheiro está cheio de superfícies duras que podem causar lesões graves. Segure firmemente o indivíduo enquanto estiver no banheiro, para que ele se sinta seguro. Instale barras de apoio onde necessário. Coloque tapetes de banho no chão que não escorreguem. Certifique-se de que o banheiro esteja bem iluminado, para que o indivíduo possa ver onde está pisando. Coloque um banco resistente no chuveiro para que o indivíduo possa sentar, em vez de ficar em pé durante o banho. O mais importante é observar a pessoa atentamente para saber quando seu medo de cair é mais prevalente.

O que fazer quando o banho se torna uma dificuldade

Esteja ciente de que o banho é uma tarefa multifacetada que pode facilmente sobrecarregar uma pessoa com demência. O chuveiro deve ser ligado e a temperatura da água verificada. Alguns indivíduos resistem ao banho porque a tarefa é simplesmente muito assustadora. Se esse for o caso, prepare o banheiro com antecedência.

Outras dicas:

  • Combine o máximo possível com os hábitos de vida. Se o indivíduo sempre tomou banho de manhã, não se surpreenda se ele resistir a um banho à noite;
  • Reserve tempo suficiente para o banho. Se você apressar a pessoa com demência, provavelmente encontrará resistência;
  • Torne o banho uma experiência divertida. Coloque música ou cante músicas. Coloque bolhas na banheira;
  • Esteja ciente de problemas de dor. Algumas peles são hipersensíveis ao chuveiro, e a pessoa pode realmente sentir dor. Se esse for o caso, considere tratar a dor antes do banho;
  • Use shampoo para bebês que não arde nos olhos e evite borrifar água no rosto da pessoa.

Quando ocorrer resistência ao banho, sempre procure o que pode estar desencadeando a resposta. Ao fazer isso, podem ser feitas mudanças para reduzir a frustração e o medo, para que o banho se torne um momento mais agradável.

Fale com a Amor & Cuidado

A Amor & Cuidado conta com o serviço de cuidadores profissionais especializados, que passam por constante treinamento, sabendo lidar com situações como a recusa do idoso em tomar banho. Contrate hoje mesmo o profissional que irá melhor cuidar de quem você mais ama.

Entre em contato com a Amor & Cuidado:
(61) 99377-1558
(61) 99377-1558
contato@amorecuidadodf.com.br

Comentários