Pode parecer que o tédio é algo que pessoas jovens, mas é possível sentí-lo em qualquer fase da vida, mesmo na terceira idade, o que pode trazer consequências para a vida do idoso.

Você sabe o que é a anedonia? Trata-se de uma perda de interesse em atividades que alguém gostava anteriormente e é uma indicação de depressão que é ignorada em idosos.

Sintomas de Anedonia:

  • Redução nas habilidades emocionais;
  • A necessidade de se auto-isolar e evitar amizades e atividades sociais;
  • Sentimentos desfavoráveis ​​dirigidos a outras pessoas ou a si mesmos.

É sempre uma boa ideia consultar um médico caso seja observado algum sinal de depressão em um adulto mais velho. Soluções de tratamento eficazes podem ser encontradas para ajudar. Além disso, existem ações que os cuidadores familiares também podem realizar para ajudar.

Como ajudar um idoso com anedonia:

Modifique a dieta

Alimentos que aumentam a serotonina podem ajudar a melhorar o humor do idoso e a combater a depressão. Adicione mais alimentos que melhoram o humor, como chocolate amargo, espinafre, iogurte, pão integral e frutas.

Incentive o exercício

O exercício físico é outra forma de melhorar o humor através da liberação de hormônios do bem-estar. Leve os netos para brincar, incentive o idoso a ir à academia para uma aula, ou simplesmente deem um passeio juntos.

Melhore os hábitos de sono

A privação do sono e a anedonia podem se associar em um ciclo de falta de motivação, ansiedade e fadiga. Ajude o idoso a criar e manter uma rotina de sono consistente, faça um jantar leve, termine o dia com atividades relaxantes, como resolver um quebra-cabeça, ler um livro ou ouvir música.

Socialize mais

Este pode ser um desafio, pois a anedonia afeta o desejo de uma pessoa de estar perto de outras pessoas. Determine que tipos de ambientes sociais podem parecer menos intimidantes para o idoso: inscrever-se em um curso, ingressar em um grupo em seu local de fé, almoçar regularmente ou tomar café com um bom amigo ou vizinho, etc.

Compartilhe memórias

Relembrar pode ser útil para uma pessoa com anedonia, permitindo que o idoso compartilhe boas lembranças. Deem uma olhada em vídeos, álbuns de fotos ou álbuns de recortes juntos e peça à pessoa que compartilhe histórias engraçadas do passado.

Também é uma boa ideia incentivar o aconselhamento profissional, proporcionando à pessoa a oportunidade de consultar regularmente um terapeuta e aprender algumas ferramentas de enfrentamento para ajudar. E sempre tente ser o mais empático e solidário possível.

Isso pode ser um desafio para alguém que parece incapaz de escapar da apatia, mas é vital que você deixe um ente querido mais velho saber que você está com ele, não importa qual seja o seu humor.

Com os cuidadores da Amor & Cuidado, por exemplo, o seu idoso estará sempre assistido e acompanhado para que a anedonia não faça mais parte dos seus dias.

Entre em contato hoje mesmo com a Amor & Cuidado:

0800-789-0020

contato@amorecuidadobrasil.com.br

Comentários