Índice:
- Introdução
- Por que a “sombra” ocorre no Alzheimer?
- Dicas importantes
- Contando com cuidador profissional
- Fale com a Amor & Cuidado
Cuidadores familiares de pessoas com doença de Alzheimer geralmente estão muito familiarizados com o desafio de tentar ter um momento para si, seja para tomar um banho rápido, entrar em outro cômodo ou até mesmo usar o banheiro. As pessoas diagnosticadas com demência podem experimentar um aumento do medo quando um ente querido está fora de vista – uma condição conhecida como “sombra”.
Os comportamentos resultantes são muito difíceis de gerenciar: raiva e agressividade, repetição constante de perguntas sobre onde você está, ou choro. A grande questão é: o que é a “sombra” no Alzheimer e como os cuidadores podem ajudar o idoso a lidar com esse comportamento desafiador?
Por que a “sombra” ocorre no Alzheimer?
O idoso se sente sem ninguém ao não ver o ente querido, logo, é preciso trabalhar isso com outra companhia.
É preciso entender o motivo por trás da “sombra”. O cuidador familiar é a segurança da pessoa, aquele que ajuda a dar sentido a um mundo confuso e desconcertante, então quando você não está presente, a vida pode parecer incerta e assustadora. E entenda que a “sombra” não é resultado de algo que você fez, ou deixou de fazer. É um aspecto normal da progressão da doença.
Dicas importantes
Aumente o sistema de suporte do idoso: Ter outro membro da família ou um amigo com você enquanto segue a rotina pode ajudar o indivíduo a aprender a confiar em outras pessoas além de você. Aos poucos, uma vez que essa confiança for construída, a pessoa ficará mais calma quando você precisar se afastar, sabendo que ainda há suporte disponível.
Faça uma gravação de si mesmo: Faça um vídeo de si mesmo cuidando de tarefas como dobrar roupa, fazer a comida, ler em voz alta, entre outras. e tente reproduzi-lo para o idoso. Esse substituto digital pode ajudar a oferecer uma sensação de conforto quando você estiver ausente.
Evite conflitos: Um ente querido pode se tornar combativo ou irritado tentando comunicar seu medo de ficar sozinho. Seja o que for que eles façam ou digam, é importante evitar discutir ou corrigir a pessoa. Uma resposta apropriada é validar os sentimentos da pessoa e concordar com ela, em seguida, direcione a conversa para um tópico mais leve.
Contando com cuidador profissional
Um cuidador profissional é a pessoa que você precisa para cuidar bem do seu idoso.
Um cuidador profissional irá lhe ajudar com:
Encontrar uma atividade reconfortante para o idoso pode ser uma distração suficiente para permitir-lhe um breve período de descanso.
Fornecer uma noção de tempo para o período de separação entre o idoso e o ente querido. Como a noção de tempo geralmente se perde em pessoas com Alzheimer, o cuidador saberá o que fazer.
Fale com a Amor & Cuidado
Contrate um cuidador profissional hoje mesmo!
O melhor a se fazer é contar com a parceria de um cuidador experiente em Alzheimer que entende as nuances da demência, como os da Amor & Cuidado. Nossos cuidadores irão implementar soluções criativas para ajudar a restaurar a paz tanto para você quanto para a pessoa que você ama. Todos os nossos cuidadores estão em constante treinamento e estão prontos para ajudar sempre que você precisar de auxílio com o seu idoso.
Entre em contato com a Amor & Cuidado hoje mesmo:
(61) 99377-1558