Existem formas de manter os dentes na terceira idade, mas muitos são os idosos que perdem os dentes, seja por conta da necessidade de extração ou por má manutenção destes. Neste momento, entra em cena a famosa prótese dentária, que contribui para uma melhor estética e para a recuperação da mastigação, tornando-a também mais eficiente.
Uma prótese que renove o sorriso do idoso, não traz apenas melhoras em sua alimentação, mas também em seu psicológico, atuando diretamente em sua autoestima. Neste artigo, iremos abordar de forma mais profunda sobre as próteses dentárias na terceira idade e seus benefícios neste momento da vida.
Entendendo todos os detalhes sobre as próteses dentárias na terceira idade
Conforme a idade vai avançando, a preocupação com os dentes aumenta e a procura por informações sobre as próteses dentárias se torna mais intensa. A prótese é um aparelho odontológico que substitui dentes que faltam, sejam apenas alguns ou em sua totalidade, o último exemplo também é conhecido como dentadura. A escolha entre uma dessas formas de próteses dependerá da avaliação de um dentista.
Aparência
Com a evolução das próteses ao longo dos anos, sua imagem tem se aproximado cada vez mais dos dentes naturais, embora não seja uma semelhança exata. Entretanto, uma prótese de alta qualidade traz de volta o sorriso e, como já foi destacado, a autoestima da pessoa de terceira idade.
A diferença entre prótese e implante
Diferente do que alguns pensam, a prótese não funciona da mesma forma de um implante dentário.
- Prótese: Peça que substitui os dentes e que é apenas colocada na boca;
- Implante: Substituição da raiz do dente feita através de cirurgia, que terá a prótese como complemento.
As próteses dentárias na terceira idade
As próteses tratam-se de uma forma de tratamento mais simples e personalizada de acordo com o que é melhor para o paciente, segundo o dentista. Mas vale lembrar, que apesar do idoso ter uma prótese no lugar dos dentes, é preciso manter sua higienização bucal para evitar doenças. No caso de idosos que precisam de ajuda para realizar suas atividades, é preciso contar com um cuidador ou um responsável da mesma família.
As dentaduras, que são as próteses que substituem todos os dentes da boca, nem sempre são as mais adequadas para alguns casos, para os quais serão indicadas as próteses parciais e removíveis, que substituem apenas uma parte que foi perdida ao longo dos anos.
Nem todos os idosos precisam de próteses
Diferente do que muitos pensam, existem pessoas que conseguem manter seus dentes na terceira idade, o que significa a não inevitabilidade do uso de próteses, como se acredita normalmente. Para manter os dentes por toda a vida, é preciso estar com a manutenção da saúde bucal em dia.
Quando o idoso realmente precisa de uma prótese
Em uma visita ao consultório do seu dentista, ele determinará se há necessidade do uso de prótese e qual o melhor modelo para o seu caso. Independentemente do modelo escolhido, o idoso terá melhor mastigação após a colocação da prótese.
Conhece alguém que precisa ler este artigo? Passe-o adiante e ajude a espalhar a informação correta sobre próteses dentárias na terceira idade.