A idade, a genética da família e o gênero tornam mais difícil para idosos evitarem alguma doença crônica. Segundo a Fiocruz, no Brasil, quase 40% dos idosos possuem uma doença crônica e 29,8% possuem duas ou mais doenças como diabetes, hipertensão ou artrite. Ou seja, ao todo, cerca de 70% dos idosos possuem alguma doença crônica.
No entanto, é possível tratar estas doenças e condições crônicas, com escolhas de estilo de vida, como exercícios e alimentação saudável, tomando medicamentos prescritos ou usando outras abordagens. De fato, as pessoas que vivem com condições crônicas hoje podem desfrutar de uma maior qualidade de vida e mais independência em comparação com gerações passadas.
Algumas das condições crônicas mais comuns para adultos com 65 anos ou mais são hipertensão (pressão alta), colesterol alto, artrite, doença cardíaca isquêmica/coronária e diabetes. A pesquisa e a experiência mostraram que as pessoas com essas condições podem fazer coisas para controlar seus efeitos.
Como lidar com uma condição crônica
As formas mais comuns e óbvias de lidar com doenças crônicas são comer bem e fazer exercícios regularmente. Antes de fazer qualquer alteração, converse com seu médico sobre ambos. Seu médico provavelmente irá encorajá-lo a procurar uma dieta que se concentre em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura, reduzindo a ingestão de sódio, gordura saturada e colesterol. Além disso, converse com seu médico sobre quais tipos de exercícios são adequados para você.
Aqui estão mais dicas que os especialistas aconselham para gerenciar as principais condições crônicas.
Hipertensão (pressão alta)
- Diminua o consumo de sal e álcool;
- Monitore sua pressão arterial, use um monitor de pressão arterial e mantenha um registro das leituras para mostrar ao seu médico;
- Manter um peso saudável.
Colesterol alto
- Não fume! Fumar pode aumentar os níveis de colesterol LDL (ruim) e diminuir os níveis de colesterol HDL (bom);
- Diminua ou pare com o consumo de álcool, já que o consumo excessivo de álcool pode aumentar os níveis de colesterol LDL (ruim);
- Cortar gorduras saturadas e gorduras trans de sua dieta.
Artrite
- Descanse o suficiente;
- Considere a acupuntura, pois estudos demonstraram que a acupuntura reduz alguns tipos de dor causada pela artrite;
- Tente aplicar calor ou frio na articulação, já que qualquer um ou ambos podem funcionar para você – varia muito de pessoa para pessoa.
Doenças Cardíacas
- Corte gorduras saturadas e gorduras trans de sua dieta, pois estas contêm colesterol, o que pode piorar as doenças cardíacas;
- Durma de 7 a 9 horas por noite e mantenha um horário de sono consistente;
- Cuidado com o estresse! Estresse extremo pode ser um gatilho para um ataque cardíaco.
Diabetes
- Teste os níveis de açúcar no sangue com frequência;
- Escove os dentes e use fio dental todos os dias para manter a boca, os dentes e as gengivas saudáveis;
- Verifique seus pés todos os dias em busca de cortes, bolhas, manchas vermelhas e inchaço. Vá ao médico imediatamente em caso de quaisquer feridas que não desapareçam.
Seguindo estas dicas, você conseguirá gerenciar tais doenças crônicas da melhor forma possível. Não deixe para depois! Fale com o seu médico e descubra qual a melhor abordagem para o seu caso.