Há muitas maneiras de fazer a sua parte para ajudar idosos solitários ou socialmente isolados em sua comunidade. A pessoa que você está ajudando colherá benefícios para a saúde e você também.

O voluntariado para uma organização que apoia pessoas idosas é uma forma fundamental de ajudar uma pessoa da terceira idade que está solitária ou socialmente isolada. Mas um simples bate-papo amigável pode fazer toda a diferença.

As evidências sugerem que dedicar seu tempo dessa forma pode ser tão valioso para você quanto para a pessoa que você apoia. É provável que aumente sua auto-estima e senso de propósito. E ajudar os outros tira sua mente dos seus próprios problemas por um tempo.

Inicie uma conversa

  • Nem sempre é fácil saber quem ou como ajudar. Um bom começo é simplesmente parar e conversar com um vizinho mais velho se você passar por ele na rua;
  • Se você acha que uma pessoa idosa pode ter problemas de audição ou de memória, fale claramente (mas não grite);
  • Faça pausas entre frases e perguntas para lhes dar oportunidade de digerir a informação. E reserve um pouco mais de tempo para que eles respondam – não os apresse.

Ofereça ajuda prática

Você conhece uma pessoa idosa que mora sozinha, raramente sai de casa, sofreu recentemente um luto, está com a saúde debilitada, é deficiente, tem perda de visão ou audição, ou parece não ter familiares próximos morando nas proximidades?

  • Pergunte se precisam de ajuda em tarefas como fazer compras, pegar receitas e remédios ou passear com o cachorro;
  • Ofereça-se para acompanhá-los ou dar-lhes carona para atividades ou consultas médicas e hospitalares, cabeleireiro ou atividades religiosas.

Compartilhe o seu tempo

Seja voluntário para organizações que apoiam pessoas idosas. Muitas vezes, oferecem esquemas de “amizade” para idosos isolados e contam com voluntários para contato individual como “amigo” telefônico, visitante ou motorista, ou para organizar eventos sociais para grupos.

A sua contribuição pode ser tão simples como um telefonema semanal para uma pessoa idosa isolada, ou estender-se a visitas domiciliares regulares para conversar e ajudar nas compras e assim por diante, levar uma pessoa idosa a um evento social, ou mesmo organizar cafés da manhã para grupos de idosos.

Compartilhe uma refeição

Pessoas mais velhas e isoladas muitas vezes precisam cozinhar manualmente, então por que não levar consigo um prato extra de comida caseira quente ou uma porção congelada que possam aquecer ou colocar no microondas? Além de prático, é uma ótima maneira de compartilhar o tempo com um vizinho.

Tente fornecer a refeição em um recipiente que você não precise ter de volta – é um trabalho árduo para vocês dois controlar o que deve ou não ser devolvido.

Cuidado com os sinais de doenças de inverno

Os idosos são particularmente vulneráveis durante o inverno, pois o tempo frio aumenta o risco de doenças, como constipações, tosse, gripe, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, problemas respiratórios e hipotermia (uma queda perigosa na temperatura corporal).

Verifique (de preferência no outono ou início do inverno) se eles receberam a vacina gratuita contra a gripe e, caso contrário, ofereça-se para marcar uma consulta para eles.

Fique atento a sinais de doenças graves, como sonolência, fala arrastada e a pessoa não reclamar de sentir frio, mesmo em um ambiente extremamente frio.

Assim, a sua contribuição será mais do que bem-vinda na vida de um idoso que precisa.

Comentários