Dor e ardência! É com isso que muitos idosos lidam quando passam por alguma dor crônica em seu dia a dia. A dor crônica pode aparecer em qualquer parte do corpo, às vezes sem motivo aparente. É definida como uma dor que persiste por mais de três meses, seja contínua ou não.

Nem é preciso dizer que o controle da dor crônica pode ter uma enorme influência no bem-estar geral de um idoso. Isso não afeta apenas a capacidade de concluir tarefas e atividades físicas diárias, mas também leva à pressão psicológica, geralmente resultando em ansiedade, fadiga, mau humor, depressão, insônia, entre outros.

Tratamentos de controle da dor crônica

Alguns elementos são importantes na hora de oferecer cuidado para um idoso com dor crônica, incluindo a fonte suspeita ou diagnosticada da dor, o quão grave é a dor, onde ocorre no corpo e idade/saúde do paciente. Existem vários tratamentos baseados em medicamentos para aliviar a dor, incluindo tratamento para quaisquer efeitos psicológicos experimentados.

Além disso, o médico pode querer tentar a estimulação elétrica nervosa transcutânea, injeção de esteróides ou um bloqueio nervoso, que se trata de uma injeção anestésica e/ou anti-inflamatória direcionada a um determinado nervo ou grupo de nervos para tratar a dor.

Esses tratamentos podem trazer efeitos colaterais desconfortáveis ​para o idoso, e alguns são bastante sérios, assim o médico precisará examinar cuidadosamente o que funciona melhor para o paciente de terceira idade.

Mudanças no estilo de vida para o tratamento da dor crônica

As mudanças no estilo de vida dos idosos tendem a ser um ótimo ponto de partida, pois podem ser implementadas imediatamente sem impactos negativos. Algumas sugestões incluem:

Mudança na dieta

Alimentos específicos podem causar inflamação, o que pode piorar a dor. Uma dieta anti-inflamatória que elimine carboidratos refinados e carne vermelha pode ser sugerida pelo médico ou nutricionista.

Redução do estresse

Níveis elevados de estresse podem ter um efeito significativo na dor crônica. Há uma série de estratégias para reduzir o estresse que podem ajudar, incluindo yoga, respiração profunda, meditação ou oração – em caso do idoso ser religioso –, tomar um banho quente e relaxante, ler ou ouvir música que agrade o idoso.

Exercício

Embora possa parecer difícil pensar em se exercitar durante a dor, exercícios de baixa intensidade realmente valem a pena e também podem ajudar a aliviar o estresse. Peça ao médico do idoso algumas dicas específicas.

Descansar

O sono suficiente é a chave para uma boa saúde e o bem-estar geral. Há também uma ligação entre deficiência de sono e ganho de peso, algo que pode agravar ainda mais a dor crônica. Informe o médico se a insônia é algo recorrente para que ele possa fornecer orientações sobre maneiras seguras de melhorar os hábitos do sono.

A saúde de quem você mais ama não pode ficar para depois! Entre em contato com a Amor e Cuidado e contrate um cuidador especializado que oferecerá o melhor serviço para o seu idoso.

Contrate um cuidador hoje mesmo:

(61) 99377-1558 
4003-4645 

contato@amorecuidadodf.com.br

Comentários