Como mãe, sua principal prioridade é a segurança de seu filho – e isso começa durante a gravidez. Uma maneira importante de manter você e o bebê seguros é evitar certos alimentos que são conhecidos por serem prejudiciais ou potencialmente perigosos para consumir durante a gravidez. Quer saber o que não comer durante a gravidez? Fique conosco até o final deste artigo e descubra.

Algumas substâncias podem ser de conhecimento comum, como o álcool, enquanto outras podem surpreendê-la. Às vezes, um alimento que parece ser inofensivo para você e a saúde do seu bebê, pode guardar uma verdade sombria.

Lista de alimentos a evitar durante a gravidez

Carne e peixe cru

Carnes e peixes crus, defumados ou mal cozidos (como sushi e sashimi) estão no topo da lista de alimentos a serem evitados durante a gravidez. Eles carregam um risco de norovírus, salmonella, listeria, entre outras. Certas bactérias são mortas apenas pelo calor, então carne e peixe crus e mal cozidos representam uma probabilidade maior de intoxicação alimentar. Você também deve evitar mariscos crus, incluindo ostras, amêijoas e mexilhões, pois eles podem ter infecções relacionadas a algas.

Para evitar doenças transmitidas por alimentos, é preciso cozinhar cortes inteiros de carne a 63 graus celsius e carnes moídas (como hambúrgueres) a 71 graus, e peitos de frango a 74 graus. Embora essas sejam as recomendações, use o bom senso para garantir que a carne que você está consumindo esteja totalmente cozida.

Frutos do mar ricos de mercúrio

Outros frutos do mar a serem evitados são cavala, marlin, olho-de-laranja, peixe-espada, peixe-azulado e atum, que podem ter alto teor de mercúrio. O mercúrio se acumula com o tempo e, como certos peixes grandes vivem mais, eles armazenam mais mercúrio em sua carne. O mercúrio também se acumula nas pessoas e, como estudos descobriram, pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro, da audição e da visão do feto. Em vez disso, opte por frutos do mar com baixo teor de mercúrio.

Legumes não lavados

Também na lista de alimentos a evitar durante a gravidez estão vegetais não lavados, como alface, saladas e brotos crus. Eles representam um risco maior de doenças alimentares para gestantes, pois podem abrigar bactérias como salmonella, listeria e E. coli. Enquanto a salada for lavada, ela está boa, é melhor comê-la com um ou dois dias após a compra. Se você quiser ter certeza de que está super segura, cozinhe os vegetais antes de consumi-los.

Massa crua

Praticamente qualquer coisa crua está fora de questão durante a gravidez! Você pode estar desejando massa de bolo crua, mas, pelo bem do bebê, resista a lamber a colher quando estiver assando. A massa contém ovos crus, que representam um risco de salmonella e doenças transmitidas por alimentos.

No mais, procure o seu médico para informações mais específicas relacionadas à sua saúde, para que não haja nenhum risco para você e o desenvolvimento do seu bebê! Se você gostou deste artigo e conhece alguém que precisa lê-lo, não hesite em compartilhar mais este blog da Amor & Cuidado.

Comentários