Cuidados de idosos – O que é Presbifagia? Amor e cuidado.

O que é presbifagia?

A presbifagia está relacionada as disfunções do processo de deglutição decorrentes do envelhecimento. Ocorre devido à deterioração do sistema sensitivo e da função motora do ser humano. Em outras palavras é a dificuldade de engolir líquidos e sólidos.

Torce, engasgo durante e após a alimentação, demora a alimentar e não consegue comer coisas solidas como antigamente.

O ideal é procurar um fonoaudiólogo para ele orientar com alguns exercícios de fortalecimento da linga e músculos da boca para melhorar e prevenir a presbifagia.

Quais são as modificações  da deglutição do  idoso?

No idoso as alterações de deglutição atingem com mais frequência às fases oral e faríngea da deglutição, devido ao fato de que o processo de envelhecimento pode alterar a propriocepção (percepção do próprio corpo), coordenação e a força muscular.

A diminuição dos movimentos orais, a redução da sensibilidade orofacial, as perdas dentárias e a utilização de próteses, podem causar alterações na mastigação e deglutição, sendo comum observar resíduos alimentares na cavidade oral.

A redução da quantidade de saliva características da senescência, pode causar o acúmulo de alimentos na região da orofaringe e/ou incoordenação na transição do bolo alimentar.

Outro fator é a disfunção da musculatura faríngea, com motilidade reduzida dos músculos da faringe, disfunção da epiglote e do fechamento da laringe, elevação de laringe reduzida, penetração e/ou aspiração laríngotraqueal (na penetração o alimento entra na laringe, mas não ultrapassa as pregas vocais, e na aspiração o alimento ultrapassa as pregas vocais, atingindo as vias aéreas inferiores), além de disfunção do esfíncter cricofaríngeo, que propulsiona o alimento para o esôfago.

Em consequência dessas características, têm-se uma deglutição adaptada que difere de uma deglutição alterada. A primeira está relacionada à Presbifagia, que, como explicado anteriormente, corresponde ao envelhecimento natural, e a segunda relaciona-se com a Disfagia, que é definida como disfunção da deglutição relacionada à doenças.