Benefícios do cuidado alternativo associado à criação parental podem ser muito importantes para o amadurecimento emocional durante a infância

Um estudo do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard concluiu que a presença de cuidadores associados a criação dos pais pode ser muito benéfica para o desenvolvimento emocional e social das crianças, especialmente durante a primeira infância.

Os especialistas chegaram à conclusão que além de não afetar a relação das crianças com os pais, o estímulo afetivo da relação com parentes, amigos ou cuidadores infantis leva a criança a desenvolver fatores como a capacidade de adaptação e resiliência.

Isso porque, ao manter relacionamentos saudáveis com um grande círculo de pessoas de confiança, a criança cresce com mais exemplos de conduta em que se espelhar.

Por isso, não se sinta culpado se sentir a necessidade de contratar um cuidador infantil para tomar conta do seu pequeno.

É normal se sentir inseguro no começo, mas existem diversas vantagens em incluir os serviços de um cuidador infantil na rotina dos seus filhos. Conheça alguma delas abaixo.

Atenção constante e exclusiva

Ao pensar nas opções para suporte no cuidado dos filhos, contratar um cuidador infantil pode ser a melhor opção, em comparação a outros tipo de serviço, como uma creche, por exemplo.

Entre essas vantagens, estão fatores como a dedicação constante que a criança recebe: se a criança ficar com fome, sede ou estiver doente, isso vai ser percebido e resolvido rapidamente.

Ambiente seguro e familiar

Outro ponto positivo é a possibilidade que ela tem de seguir a rotina na sua própria casa, local onde ela se sente mais segura e confortável, ao invés de ter que passar parte do seu dia em um ambiente estranho.

Prevenção à saúde

Além disso, ao estar em um espaço controlado, os pequenos ficam menos vulneráveis à algumas doenças transmitidas pelo contato constante e diário com muitas outras crianças.

Estabilidade emocional

Um dos pontos que a pesquisa do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard trouxe é que interrupções nas relações afetivas podem ser negativas para o bem-estar emocional durante a infância.

Os bebês e as crianças precisam de estabilidade e constância nos seus vínculos para que possam desenvolver boas relações afetivas, cercadas de confiança e carinho.

Em geral, por conta do nível de interação diário e do contato rotineiro, a relação entre a criança e o cuidador infantil tende a ser de muita proximidade, o que é muito positivo para o desenvolvimento emocional durante a infância.

Não dê ouvidos ao medo ou culpa, o importante é procurar profissionais de confiança

A chegada de um filho é um acontecimento especial que traz muitas mudanças para os pais e a família, especialmente no caso da mãe. Cuidar de uma criança e dar conta das exigências do dia-a-dia da vida adulta, entre trabalho e os cuidados da casa, pode ser muito desafiador.

Mas uma das condições que podem influenciar o bem-estar de mães, pais e bebês de maneira positiva durante esse período é o suporte das pessoas de confiança durante esse período.

E esse suporte pode ser muito benéfico como uma forma de estímulo emocional e social para o desenvolvimento do seu filho.

Por isso, não se preocupe ou se sinta culpado por precisar de ajuda. O importante é se certificar que você está contratando um cuidador infantil capacitado, com experiência e boas referências.

Comentários