Cada pessoa envelhece de uma maneira diferente, especialmente quando pensamos nas diferenças entre homens e mulheres na terceira idade. Neste artigo, iremos elucidar alguns dos desafios que as mulheres enfrentam à medida que envelhecem, como elas podem lidar com isso e como seus familiares podem ajudar.

Saúde física

A saúde de todos passa por mudanças na terceira idade, no caso das mulheres, temos algumas considerações importantes para fazer.

Menopausa

Durante a menopausa, a produção dos hormônios estrogênio e progesterona diminui. Isso geralmente leva a uma série de sintomas físicos e emocionais, como ondas de calor, alterações de humor e secura vaginal.

Saúde óssea

As mulheres são mais propensas à osteoporose do que os homens, especialmente após a menopausa. Isso ocorre porque o estrogênio desempenha um papel na manutenção da densidade óssea, além de um declínio no estrogênio, podendo aumentar o risco de fraturas e perda óssea.

Saúde do coração

As doenças cardíacas são a principal causa de morte de mulheres em muitos países, e o risco de desenvolvê-las aumenta com a idade. O exercício físico regular e uma dieta saudável podem ajudar a reduzir o risco.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais as mulheres devem fazer um check-up com seu médico anualmente, mesmo que estejam se sentindo bem. Além de verificar a saúde atual — por meio de um exame físico, exames de sangue, entre outros —, o médico solicitará o histórico de saúde da família. Os sintomas da menopausa e o risco de osteoporose são fortemente influenciados pela genética. A saúde do coração é menos influenciada pela genética, mas também é afetada pelo estilo de vida e pelo ambiente.

Saúde Mental e Abuso de Idosos

Estudos em vários países mostraram que as mulheres mais velhas são mais propensas do que os homens a experimentar estresse, depressão e ansiedade. As causas podem incluir alterações hormonais, responsabilidades demais para a idade e isolamento social. As mulheres também podem ter sofrido discriminação ou violência baseada em gênero ao longo de suas vidas, o que pode afetar a saúde mental em qualquer idade.

As mulheres mais velhas também podem ser mais vulneráveis ​​ao desenvolvimento de doenças cognitivas, como a demência. Isso ocorre em parte porque as mulheres tendem a viver mais do que os homens, e a idade é um fator de risco significativo para o declínio cognitivo.

Esses e outros fatores significam que as mulheres mais velhas são mais suscetíveis ao abuso de idosos do que os homens mais velhos. A Organização Mundial da Saúde define o abuso de idosos como “um ato único ou repetido, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que haja uma expectativa de confiança, que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. Pode assumir a forma de “abuso físico, sexual, psicológico e emocional; abuso financeiro e material; abandono; negligência; e grave perda de dignidade e respeito”.

Segurança financeira

As mulheres mais velhas são geralmente menos seguras financeiramente do que os homens mais velhos. Existem várias razões para isso, incluindo:

Salário menor em comparação com os homens;

Pausas de carreira para cuidar dos filhos ou de outros membros da família;

Maior expectativa de vida, o que significa que precisam fazer com que suas economias para a aposentadoria durem mais.

Sem segurança financeira e estabilidade na velhice, as mulheres podem ser vulneráveis ​à negligência ou abuso. As mulheres devem estar cientes dessas questões e tomar medidas para planejar e economizar para a aposentadoria ao longo de suas vidas e carreiras.

Se você conhece alguém que precisa dessas informações, compartilhe mais este artigo da Amor & Cuidado!

Comentários