Com o passar do anos, a pele do idoso vai sofrendo um número considerável de mudanças. O tempo causa alterações na cútis, tornando-a mais frágil do que já foi um dia, aumentando naturalmente a sensibilidade ao sol e outras experiências do cotidiano.

A renovação de pele pela qual todos nós passamos fica mais lenta. É na idade longeva que aumenta o medo ainda maior de câncer de pele por conta das manchas que aparecem, o idoso deve estar alerta para prevenir lesões, dermatites e rachaduras.

Manchas suspeitas na pele do idoso

A perda da vitalidade da pele da pessoa idosa é nítida, com a diminuição do colágeno, as rugas aparecem. Mas a estética não é o verdadeiro problema, a situação que realmente pode se agravar é a saúde da pele. Portanto, é sempre bom estar alerta quando o assunto são pintas e manchas que aparecem de uma hora para outra no rosto ou em outras partes do corpo do idoso. 

Vale lembrar que nem toda mancha ou pinta significa uma ameaça à saúde, mas não faz mal averiguar com o seu médico do que se tratam as novas marcas que apareceram nos últimos tempos. É sempre importante buscar a orientação de um especialista.

Câncer de pele na terceira idade 

Pintas irregulares e que mudam de cor e/ou formato são, diferente de outras manchas, motivos para preocupação. Os locais mais comuns para o aparecimento de tais pintas são os braços e as costas, o que não descarta o surgimento em outras partes do corpo como topo da cabeça, o couro cabeludo em geral, rosto, pescoço ou até mesmo nas orelhas.  

Apesar do sol ser considerado o causador do câncer de pele, a vitamina D é indispensável para o organismo. Uma deficiência de vitamina D pode atrair problemas como baixa imunidade, depressão, doenças cardiovasculares, entre outras enfermidades.  

Outro problema que pode aparecer na pele do idoso é a queratose solar, doença que forma manchas vermelhas e ásperas que podem até apresentar escamas. A queratose solar é mais comum no rosto e no braço de pessoas com pele mais clara. 

Para evitar o aparecimento de um câncer de pele, é preciso tomar banhos de sol de forma moderada nos horários recomendados. Os melhores horários geralmente são entre 10h e 10h30 da manhã ou das 15h às 15h30 da tarde. Nesses horários, o protetor solar não deve ser usado já que ele inibe os raios, mas depois deste período, o protetor é mais do que recomendado. Vale lembrar que o banho de sol deve ser de até 20 minutos. 

Como ter uma boa pele na terceira idade 

Por ser mais frágil, a pele do idoso deve ser mantida hidratada, limpa e seca. Cabe ao cuidador observar alterações de cor e textura na pele do paciente.  

Para que o idoso tenha uma boa pele, é imprescindível fazer o uso do protetor solar, evitar banhos quentes longos, evitar o uso de bebidas alcoólicas e cigarro e beber água de forma ideal todos os dias.

Comentários