Ser um cuidador eficaz de idosos, pessoas em recuperação cirúrgica, gestantes ou de crianças significa estar atento não apenas à saúde do ente querido de alguém, mas também ao seu próprio bem-estar. A ideia de que não se pode cuidar de ninguém a menos que primeiro cuide de si mesmo é uma grande verdade, especialmente para qualquer pessoa que assuma o papel de cuidador. 

Atender às necessidades de outra pessoa, com todas as emoções e questões que acompanham esse relacionamento, é muita responsabilidade e, sim, também pode ser estressante. À medida em que cuidar parece um fardo ou uma bênção está em proporção direta com o autocuidado que você tem por si mesmo. 

Se você não reservar tempo para garantir a saúde de sua própria mente e do seu corpo, não deve se surpreender se suas saúdes mental, física e emocional sofrerem. 

Ser proativo ajuda no bem-estar dos cuidadores 

Um corpo e uma mentalidade saudáveis ​​contribuem muito para que você se sinta melhor física e emocionalmente. Há evidências de que estar atento ao seu próprio bem-estar o ajudará a ver o cuidado como uma atividade que você deseja fazer, e não como uma experiência que traz um fardo. 

Com uma saúde melhor, vem mais energia e alerta, bem como uma sensação de calma e positividade, o que só pode significar uma experiência melhor para o idoso sob sua responsabilidade. 

Feedback positivo faz bem para qualquer pessoa 

Ser cuidador pode se tornar desgastante com todas as demandas de cuidar da pessoa em necessidade. Mas ao mesmo tempo, cuidar repetidamente de outras pessoas também pode prolongar sua expectativa de vida e reduzir a incidência de certas doenças. 

E quem não gosta de se sentir valorizado? Estudos indicam que muitos cuidadores relatam maior auto-estima, reconhecimento e gratidão pelo feedback positivo que recebem de seus destinatários.  

Atividades que reduzem o estresse 

Como cuidador, é importante que seu regime de autocuidado inclua pausas e atividades que induzam serenidade, contentamento e alegria. O exercício é um destruidor de estresse comprovado. Caminhar, correr, nadar, musculação e ioga são apenas algumas das atividades que você pode fazer para manter a forma, reduzir o estresse e gerar serenidade. Meditação e exercícios respiratórios, ouvir ou tocar música e estar na natureza também podem ser atividades calmantes. Um animal de estimação pode ter o mesmo efeito. 

Qualquer coisa que realmente lhe traga felicidade é aconselhável. Quanto mais você puder se envolver livremente na sua vida pessoal e em suas atividades sociais, em vez de se sentir limitado por seu papel de cuidador, melhor será sua experiência e saúde como profissional. Obter essa sensação de liberdade pode significar elaborar um cronograma que atenda a essas necessidades e conseguir a ajuda de familiares, amigos ou profissionais para que você possa fazer uma pausa. 

Reserve um tempo para você 

A atenção plena e o tempo para as coisas que você gosta estão associados à redução da pressão arterial e à depressão. Se você conseguir encontrar uma maneira de integrar um equilíbrio saudável em sua vida pessoal enquanto faz o trabalho de cuidador, não se sentirá frustrado e se sentirá bem em estar cuidando. 

Se você gostou deste artigo e conhece alguém que precisa conhecê-lo, compartilhe mais este texto da Amor & Cuidado! 

Comentários