Índice:

  1. Introdução
  2. Hidratação Adequada
  3. Ambiente fresco e ventilação
  4. Horários adequados para sair de casa
  5. Alimentação leve e balanceada
  6. Verifique o bem-estar do idoso
  7. Plano de emergência
  8. Contrate um cuidador
  9. Fale com a Amor e Cuidado hoje mesmo

Épocas muito quentes podem representar um desafio para os idosos, já que são mais suscetíveis ao calor. É importante tomar medidas específicas para garantir o conforto e a segurança dos idosos durante esses períodos.

 

 

Hidratação Adequada

Além de vestir roupas leves, o mais importante é se hidratar durante dias de calor.

Um dos aspectos mais indispensáveis em tempos de calor é garantir que os idosos se mantenham hidratados. Incentive-os a beber bastante água ao longo do dia, mesmo que não sintam sede. Sucos naturais e frutas ricas em água também são opções para manter a hidratação.

Ambiente fresco e ventilação

Mantenha as janelas abertas, ligue o ventilador ou o ar-condicionado para garantir um melhor ambiente para o idoso.

Não esqueça de manter os ambientes frescos em casa! Use ventiladores ou ar condicionado, se possuir. Se não houver ar condicionado, crie correntes de ar abrindo janelas ou usando ventiladores para deixar o ar circular, mantendo o ambiente arejado para o idoso.

Horários adequados para sair de casa

Para proteger a pele do idoso, informe-se sobre os melhores horários para sair de casa durante o dia.

Evite atividades ao ar livre nos horários de pico de calor, geralmente entre 10h da manhã e 16h da tarde. Opte por incentivar o idoso para fazer exercícios leves pela manhã cedo ou no final da tarde, quando o clima está mais ameno.

Alimentação leve e balanceada

Alimentação leve e saudável é mais do que recomendável em épocas de calor.

Ofereça refeições leves e nutritivas, como saladas, frutas e legumes frescos. Evite alimentos pesados e de difícil digestão, que podem aumentar o desconforto durante o calor.

Verifique o bem-estar do idoso

Não deixe de levar o seu idoso ao médico de sua confiança.

Faça verificações regulares no bem-estar dos idosos, especialmente se estiverem sozinhos. Certifique-se de que estejam se sentindo bem e confortáveis. Caso não estejam, pergunte o que está incomodando.

Em caso de idoso com problemas de saúde crônicos ou em uso de medicamentos, consulte um médico para orientações específicas sobre como lidar com o calor, levando em consideração suas condições individuais.

Plano de emergência

Converse com o profissional da saúde de sua confiança sobre quais são as melhores medidas em dias de calor extremo.

Elabore um plano de emergência para situações de calor extremo. Isso pode incluir contatos com parentes próximos, orientações sobre onde buscar abrigo fresco e procedimentos indicados por seu profissional da saúde em caso de necessidade.

Contrate um cuidador

Cuidadores são profissionais treinados que sabem como agir em dias de grandes temperaturas.

Além de proporcionar um ambiente seguro e confortável para os idosos durante épocas de calor intenso, contratar um profissional de cuidados é uma ótima solução para ajudar o seu idoso. Com medidas simples, como garantir hidratação adequada, ambiente fresco e cuidados preventivos, o cuidador ajudará a garantir o bem-estar do seu idoso e minimizar os impactos negativos do calor excessivo em sua saúde.

Fale com a Amor e Cuidado hoje mesmo

Nossos profissionais estão em constante treinamento para melhor lhe atender.

A Amor e Cuidado possui cuidadores especializados para ajudar o seu idoso a ter uma melhor qualidade de vida. Entre em contato hoje mesmo:

(61) 99377-1558 

4003-4645 

contato@amorecuidadodf.com.br

Comentários