Índice

  1.  Introdução
  2. WhatsApp, SMS e e-mails falsos
  3. Falsos suportes técnicos
  4. Fraudes em compras online
  5. Conscientização
  6. Proteção de senhas e informações pessoais
  7. Atualizações de segurança
  8. Ajuda por parte de cuidadores
  9. Proteção nunca é demais

Os golpes online direcionados a idosos estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil. Infelizmente, essa parcela da população é frequentemente alvo de fraudes e esquemas enganosos por parte de criminosos virtuais. Neste artigo, abordaremos alguns dos golpes mais comuns e as medidas preventivas para proteger os idosos online.

WhatsApp, SMS e e-mails falsos

Mensagens alarmistas falsas são muito comuns em golpes pela Internet.

Golpistas enviam e-mails ou mensagens fraudulentas via WhatsApp ou SMS, com este último tem se tornado o mais comum. Muitas vezes os golpistas se passam por instituições bancárias ou órgãos governamentais, solicitando informações pessoais ou financeiras.

Falsos suportes técnicos

Fique esperto! Se você não solicitou o suporte, eles não entrarão em contato.

Criminosos fingem ser representantes de empresas de tecnologia, alegando problemas no computador da vítima e oferecendo assistência técnica paga, que sequer foi solicitada pelo idoso, ou solicitando acesso remoto com o intuito de roubar informações.

Fraudes em compras online

A oferta está boa demais para ser verdade? Desconfie!

Sites falsos ou anúncios enganosos influenciam os idosos a fornecerem informações de cartão de crédito para comprar produtos que nunca são entregues.

Conscientização

Ensine ao idoso como identificar possíveis golpes.

Incentivar os idosos a aprenderem sobre os diferentes tipos de golpes online e a desconfiarem de comunicações não solicitadas ou promessas muito boas para serem verdade.

Também é preciso enfatizar a importância de verificar a autenticidade de e-mails, sites e chamadas telefônicas, especialmente antes de fornecer informações pessoais ou financeiras.

Proteção de senhas e informações pessoais

Mostre como funciona a verificação em duas etapas para o idoso.

Instrua o idoso sobre a importância de criar senhas fortes, colocar verificação em duas etapas para cada conta e evitar compartilhar informações pessoais em sites não confiáveis.

Atualizações de segurança

Ensine como manter o aparelho sempre atualizado.

Garantir que computadores e dispositivos estejam sempre atualizados com as últimas versões de antivírus e software de segurança para proteger contra malware e ataques cibernéticos.

Ajuda por parte de cuidadores

O cuidador também pode ajudar o idoso caso ele receba alguma mensagem suspeita.

Caso um cuidador passe a maior parte do dia com o seu idoso, instrua a pessoa idoso a perguntar para o cuidador se aquela mensagem é ou não suspeita. O cuidador pode oferecer assistência simples a idosos como configurar dispositivos, instalar aplicativos e ensiná-los a reconhecer possíveis ameaças online.

Proteção nunca é demais

Nunca deixe a segurança online do seu idoso para depois!

Agora você já sabe que proteger os idosos vai além do que já estávamos acostumados no dia a dia, nos dias atuais também precisamos ser vigilantes contra golpes online. A informação, conscientização e apoio ao idoso ajudam imensamente na prevenção contra esses crimes.

Ao fornecer informações relevantes, auxílio tecnológico e apoio contínuo, podemos ajudar os idosos a se defenderem contra golpes na internet, promovendo uma experiência online mais segura e tranquila para eles.

Comentários