Infecções do trato urinário, ou ITUs, são as infecções bacterianas mais comuns em adultos da terceira idade, afetando as mulheres com mais frequência do que os homens.

As ITUs geralmente podem ser tratadas de forma eficaz com antibióticos, mas infelizmente nem todas as ITUs são tratadas rapidamente e algumas nem são diagnosticadas, principalmente em idosos.

Infecções que afetam o trato urinário

O trato urinário inclui os rins, a bexiga, os ureteres e a uretra, que transporta a urina para fora do corpo. Uma ITU inferior é uma infecção comum, afetando a parte inferior do trato urinário, a uretra e a bexiga urinária. A infecção da uretra é conhecida como uretrite, enquanto uma infecção da bexiga é conhecida como cistite. Já uma ITU superior afeta os rins da pessoa idosa.

ITUs bacterianas

Muitas vezes bactérias fecais resultam em uma infecção bacteriana, elas entram na uretra através da abertura uretral por onde a urina é liberada do corpo. Normalmente, o corpo pode combater essas bactérias e prevenir a infecção, mas caso o sistema imunológico esteja muito fraco, as bactérias se multiplicam, causando infecção.

ITUs fúngicas

As ITUs fúngicas geralmente se originam de fungos na corrente sanguínea e são um tanto incomuns. Elas afetam principalmente os idosos com doenças que comprometem o sistema imunológico.

Quais são os sintomas de uma ITU nos idosos?

Quando adultos saudáveis têm uma ITU, os sintomas geralmente são fáceis de identificar, como sensação constante de bexiga cheia, pressão ou dor no abdômen ou na parte inferior das costas, urina escura, entre outros.

Já nos idosos, muitas vezes alguns desses sintomas não aparecem em idosos, ou são menos óbvios para serem percebidos. Idosos com ITUs podem apresentar uma mudança repentina de comportamento e sintomas que podem parecer ter alguma relação com problemas cognitivos, como:

  • Quedas frequentes;
  • Confusão;
  • Tontura;
  • Agitação ou agressão;
  • Fadiga e letargia;
  • Diminuição do apetite.

Esses sintomas podem ser interpretados como sinais de envelhecimento, mas se houver uma mudança repentina nas habilidades, comportamentos ou disposição, pode ser uma ITU não diagnosticada.

Como é o tratamento de uma ITU em idosos?

Se você suspeitar de uma infecção de trato urinário em um idoso, será preciso realizar exame de urina ou outros testes para confirmar o diagnóstico e, em seguida, prescrever antibióticos, caso seja necessário.

Como as ITUs podem ser evitadas em idosos?

Alguns passos simples e hábitos mais saudáveis ​​podem reduzir a possibilidade de ITUs em idosos. Certifique-se de que o idoso se mantenha hidratado e bebendo bastante água para ajudar a eliminar as bactérias da uretra.

No caso de mulheres idosas, é preciso sempre se limpar da frente para trás, afastando qualquer bactéria da abertura uretral. Os cuidadores também devem seguir esses protocolos. Os cateteres urinários devem ser inseridos no ambiente mais limpo possível e protegidos de contaminação.

Fique atento aos sinais de infecções do trato urinário no seu idoso, para ajudar a proteger quem você mais ama.

Se você gostou dessas informações, compartilhe mais este artigo da Amor & Cuidado!

Comentários