A humanização é de grande importância quando o assunto é cuidar de pessoas idosas, o profissional que é treinado de acordo com esses princípios certamente saberá criar uma atmosfera de acolhimento para com a pessoa longeva. 

Na terceira idade, mesmo estando morando com a família, alguns idosos têm a sensação de que foram deixados para trás, já que seus parentes não possuem o tempo necessário para cuidar da pessoa de terceira idade no dia a dia, o que acontece por diversos motivos, incluindo as horas de trabalho. Ter um profissional qualificado dando a assistência que o idoso precisa se faz necessário não apenas por conta de sua integridade física, mas também em relação à saúde psicológica de quem recebe tais cuidados. 

Os princípios da humanização entram em cena para aprimorar o trabalho do cuidador, sendo o toque final para a criação de um ambiente onde o idoso se sinta confortável e bem assistido. Quem já conhece o atendimento humanizado pode achar que ele é somente aplicado em hospitais ou casas de repouso, mas o cuidador que vai até a casa do idoso também pode aprimorar sua prestação de serviços diários ao idoso com esses princípios.

Como identificar o cuidado humanizado

É possível perceber quando o profissional em cuidados foi treinado de acordo com os princípios da humanização, abaixo listamos alguns exemplos que estão ligados ao treinamento.

  • Chamar o idosos pelo nome;
  • Respeitar suas crenças e medos;
  • Empatia para com o idoso;
  • Preocupação com o bem-estar;
  • Atenção ao que o idoso faz e fala.

Atenção integral

O cuidado do profissional com o treinamento concluído é redobrado e sua atenção ao idoso é integral, ou seja, seu trabalho consiste em se dedicar ao tratamento que a saúde do idoso exige, estando com ele durante todos os momentos do dia, em exercícios indicados à pessoa idoso e a consultas médicas, por exemplo. Mas e quando o idoso estiver dormindo? Caso se trate de um idoso que dorme muito ou que apenas está em seu momento diário de tirar um cochilo, o trabalho do cuidador não para. Este momento em que o profissional sabe que a pessoa idosa está repousando é de suma importância para ficar em dia com informações como quantidade de remédios, agendar consultas, organizar (apenas) o ambiente do idoso, entre outras demandas indiretas. 

Passando por um tratamento feito com tamanha dedicação, a pessoa idosa sente maior confiança no profissional que está responsável por seu bem-estar, fazendo com que a sensação de abandono fique para trás, o que é um ponto extremamente positivo do atendimento humanizado. A família também será beneficiada, com a melhora emocional de quem recebe os cuidados e por saber que estão deixando sua pessoa longeva em boas mãos.

Os profissionais da Amor e Cuidado são treinado de acordo com os princípios da humanização, fazendo questão de criarem um ambiente de conforto e carinho. Isto beneficia tanto os idosos, quantos seus familiares, que poderão seguir com suas rotinas normalmente, tendo certeza de que seus idosos estão sendo muito bem cuidados. 

Comentários