Quando chegamos em uma determinada idade, o cheiro da pele começa a mudar. Mas qual o motivo disso? Neste artigo, iremos falar sobre o cheiro que a pele passa a ter quando alcançamos uma idade avançada.

O cheiro da pele ao envelhecermos é tão único, que os japoneses criaram uma palavra para o descrever, “kareishu”. Este odor é totalmente natural e é uma parte normal do envelhecimento, algo pelo qual todas as pessoas que alcançarem a terceira idade irão passar.

O que a ciência diz

À medida que envelhecemos, há uma mudança real na química do nosso corpo. A partir dos 40 anos, os corpos humanos começam a mudar, aos poucos, a forma como os ácidos graxos insaturados na pele são degradados. Como esses ácidos são expostos ao oxigênio do ar, a mudança cria um cheiro chamado “nonenal”, que possui este nome por conta da molécula 2-nonenal que é produzida no processo.

Acredita-se que o que está por trás da produção nonenal são desequilíbrios hormonais. Esses desequilíbrios ocorrem durante o envelhecimento e geralmente resultam em mais ácido lipídico, um ácido graxo que é produzido em nossa pele. À medida que a pele amadurece, sua proteção antioxidante natural diminui. Quando o ácido lipídico é oxidado, o composto químico nonenal é produzido, exalando o cheiro com o qual muitos estão familiarizados, mas o motivo exato que faz com que o cheiro apareça na terceira idade ainda é um mistério.

Pode ter algo a ver com mudanças hormonais que ocorrem à medida que as pessoas envelhecem, ou pode estar relacionado a mudanças no metabolismo. Não é apenas um problema humano; outros mamíferos também produzem odores diferentes à medida que envelhecem.

Alguns cientistas acreditam que é um meio de detectar a idade da pessoa ou animal, exalando o cheiro. Ou seja, pode ser uma característica adquirida durante a evolução como um meio de decifrar os humanos mais velhos dos mais jovens.

Doenças crônicas

Doenças crônicas também podem estar por trás do cheiro. Questões de saúde como diabetes ou uremia podem causar o cheiro devido à diminuição da função/manutenção da pele. Doenças como eczema e dermatite também podem aumentar o cheiro.

É possível diminuir o nonenal?

A melhor maneira de minimizar o odor é que os idosos se envolvam em estilos de vida saudáveis, que incluem exercícios regulares, alimentação limpa, estresse reduzido e baixo ou nenhum consumo de tabaco ou álcool. Beber muita água pode ajudar a diluir os ácidos graxos e minimizar o impacto que eles causam.

Há quem diga que é possível diminuí-lo com extrato de caqui japonês ou algumas variedades de chá verde. Outros sugerem o uso de sal fino orgânico ou esfoliante de açúcar para manter a pele esfoliada e remover a oleosidade.

Não há nada de errado com você

Se perceber que o cheiro da sua pele mudou com a idade, entenda que este processo é natural e não há nada grave acontecendo com o seu corpo. Mas caso o cheiro seja algo que lhe incomoda, procure o seu médico para saber qual a melhor abordagem para minimizá-lo.

Comentários