A disfagia trata-se da dificuldade de engolir líquidos e/ou alimentos. Com a idade, a condição pode aparecer em idosos com questões neurológicas, especialmente em casos de Parkinson ou doenças demenciais, como o Alzheimer. Mas no geral, as causas da disfagia podem estar em diversas razões.  

Tipos de disfagia 

Existem dois tipos básicos de disfagia que se diferem quanto à localização e quanto aos mecanismos fisiopatológicos. São elas: disfagia orofaríngea, também chamada de disfagia de transferência ou disfagia alta, e a disfagia esofágica, também intitulada disfagia de transporte. 

A disfagia orofaríngea está relacionada a um sufocamento ou tosse ao tentar engolir, bem como a sensação de que o líquido ou alimento está subindo e/ou descendo pela traqueia. Este tipo de disfagia pode resultar em uma broncoaspiração.  

Já a disfagia esofágica causa a sensação de que o idoso está com algo preso em sua garganta, isso acontece logo após a pessoa que sofre com disfagia começar a engolir algum alimento ou líquido.  

É preciso identificar junto a um profissional da saúde, qual é a causa do caso de disfagia do seu idoso, só assim o tratamento mais adequado poderá ser implementado. 

As principais causas em idosos 

Quando se trata de disfagia em pessoas idosas, as doenças demenciais geralmente são as principais causas. Um caso de disfagia também pode ser desencadeado como sequela de um AVC, bem como um câncer na garganta ou esôfago. A disfagia é geralmente um sintoma causado por um câncer quando o seu tamanho já é considerável. 

Para que a situação seja ao menos amenizada, é preciso garantir ao idoso a alimentação correta para sua condição. 

Recomendações para idosos com disfagia 

  • Coma lentamente; 
  • Sente-se ereto durante as refeições;  
  • Mastigue bem os alimentos; 
  • Opte por alimentos mais macios e pastosos; 
  • Evite alimentos duros e secos; 
  • Evite se deitar logo após as refeições; 
  • Coma refeições menores; 
  • Aumente o número de refeições por dia. 

Durante a mastigação, é preciso massagear com a ponta dos dedos a parte lateral das bochechas para evitar que partes da refeição fiquem acumuladas. Também deve-se movimentar a língua em direção ao céu da boca, como se estivesse varrendo-o, isso auxiliará na mistura dos alimentos com a saliva e os levará para a parte de trás da boca.  

Também é preciso tomar alguns cuidados antes e depois de engolir.  

Antes:
Alinhe a cabeça ao mesmo tempo em que a inclina para a frente, o que bloqueará a laringe e aumentará o espaço para passagem dos alimentos para o esófago.  

Depois: 
Incline a cabeça para trás para elevar a laringe e auxiliar com a levada dos alimentos para o esófago.  

Tratamento para disfagia 

O tratamento contra a disfagia pode envolver medidas fonoterápicas, clínicas ou até mesmo cirúrgicas. Também serão implementadas mudanças na dieta do idoso, adaptação de manobras e terapias facilitadoras da deglutição, uso de medicações e aplicação de toxina botulínica para diminuir a quantidade de saliva. Em casos mais avançados, pode ser recomendada uma cirurgia. 

Conhece alguém que precisa ler estas informações? Então, compartilhe mais esse artigo da Amor & Cuidado. 

Comentários