Todos nós envelhecemos e sabemos do impacto que a idade tem em todo o corpo, algo que acontece também por situações externas bastante como por exemplo raios solares, especialmente em dias com raios UV agressivos, além dos hábitos que a pessoa hoje idosa  adotou durante toda sua vida vida, seja na postura, na alimentação e atividades físicas. 

A oxidação da pele é um processo causado pelo envelhecimento natural, mas para que não haja complicações sérias com a pele do idoso, é preciso saber como cuidar da cutis na terceira idade. Neste artigo, temos a intenção de elucidar sobre como fazer isto da melhor forma. 

O que é a glaciação 

A glaciação trata-se da degeneração das estruturas que sustentam a pele do ser humano. Não há necessidade de se preocupar enquanto a isso, já que é um processo inevitável e não está relacionado a nenhuma doença. Este processo acontece por conta da perda do colágeno e da elastina com o passar dos anos. 

O que é oxidação 

A oxidação está relacionada com a degeneração das células, ligada ao metabolismo rápido da membrana celular e a diminuição de seu funcionamento. O metabolismo celular é danificado, resultando em um processo de regeneração mais lento para a pele. 

São esses os problemas que causam o enfraquecimento da pele quando chegamos à terceira idade, fazendo com que esta fique ressecada e com alta sensibilidade. A partir daí, realmente é possível que uma doença acometa a pele dos idosos com mais facilidade. 

Quais cuidados tomar com a pele do idoso? 

A pele do idoso é sempre mais sensível, o que resulta no ressecamento da cútis com maior facilidade em comparação com outras fases da vida. Por conta disso, é preciso recorrer a uma rotina de cuidados com a pele.  

Quando o idoso possui um cuidador, este profissional deve fazer com que essa rotina seja cumprida diariamente, especialmente em casos de doenças da pele, cujo tratamento precisa começar o quanto antes na terceira idade, sem descuidar da rotina de skin care.  

Outro ponto positivo é levar o idoso regularmente ao dermatologista, que irá indicar uma rotina de cuidados com a pele ainda mais certeira e completa. 

A importância do protetor solar na terceira idade 

Em certos dias do ano, os raios Ultravioleta chegam a extremidades que fazem mal a pele de qualquer pessoa, especialmente quando o assunto é a pessoa idosa. Neste caso, a melhor proteção é utilizar protetor solar.   

Fazer uso do protetor solar regularmente é de suma importância para pessoas de qualquer idade, mas principalmente na terceira idade. Em se tratando de uma pessoa idosa, o protetor solar deve ser utilizado todo santo dia, sem falta, mesmo que o idoso esteja apenas tomando aquele clássico solzinho no quintal de sua casa. As principais áreas são o rosto, os braços e as pernas, já que são as partes que mais ficam expostas ao sol.  

Seguindo estas dicas, o seu idoso certamente terá uma maior qualidade de vida, além de possuir uma pele impecável. Gostou? Então compartilhe mais este artigo da Amor & Cuidado. 

Comentários