O puerpério é uma fase importante e delicada na vida da mulher. Ela requer mais apoio, atenção e cuidado de familiares e pessoas próximas. Separamos algumas dicas de ações positivas para apoiar mulheres nessa fase e oferecer o melhor cuidado possível. 

Sabemos que além de um bebê, nasce também uma mãe. Essa fase do puerpério é delicada tanto no aspecto físico como no psicológico, pois uma nova rotina está sendo instalada e o bebê passa a tomar todo o tempo da mãe, que ainda não sabe lidar com o bebê. 

Por isso, as dicas que temos para você que irá ou está acompanhando uma mãe nessa fase é, oferecer ajuda para todas as tarefas: cuidar do preparo da comida, da organização e limpeza da casa e dos cuidados que envolvem o bebê é fundamental para deixar a mãe em uma situação confortável. 

O segundo ponto é o cuidado físico. Mesmo sendo um pós parto normal, que não envolve uma cirurgia cesariana, a nova mãe está com o seu corpo fragilizado e precisa de cuidados. Busque entender quais são as suas necessidades e facilitar a sua rotina. 

O apoio psicológico está diretamente envolvido com essa adaptação e talvez, seja um dos mais importantes nesse aspecto. Uma mãe em puerpério, acima de tudo, precisa ser ouvida. Converse com ela, entenda as suas mudanças físicas e psicológicas e busque oferecer palavras de ânimo e força. 

A mudança da chegada do bebê pode gerar inclusive, uma depressão pós parto, principalmente pela questão que envolve as mudanças dos hormônios. Neste sentido, é importante observar o comportamento dessa nova mãe, isso é, como ela se posiciona, o que fala, quais são suas expectativas e no caso de detectar um comportamento triste e um humor para baixo, observe para que ofereça ajuda. O auxílio e acompanhamento profissional é muito importante também nesses casos, pois muitas vezes, não é possível que uma pessoa que não seja profissional consiga lidar com as questões de uma pessoa deprimida, desta forma, o papel da pessoa que está apoiando é observar e buscar ajuda se houver a necessidade, principalmente. 

Outro fator que pode proporcionar um período de puerpério mais tranquilo para a mãe e o bebê é o controle das visitas e das pessoas que desejam conhecer o novo bebê. Algumas pessoas não têm a noção de todas as mudanças físicas e emocionais que essa nova mãe está observando, e o papel de uma pessoa que busca apoiar é intermediar essas situações, para que no caso de uma ação que coloque a nova mãe e seu bebê em uma situação desconfortável, seja possível intervir e oferecer conforto a ela. 

A observação das necessidades nesse período e sobretudo, o apoio psicológico no puerpério é fundamental para enfrentar essa fase de maneira saudável e confortável, tendo o apoio de profissionais, familiares e pessoas especiais.  

O cuidado e atenção podem ser feitos com ajuda profissional e com o auxílio de quem entende do assunto. A Amor e Cuidado é uma empresa especializada em cuidados e apoio de pessoas e oferece serviços para as novas mães. Conte conosco.  

Comentários