Relaxar, hidratar a pele e até mesmo fortalecer o vínculo com a mãe. A hora do banho do bebê não serve apenas para deixá-lo mais limpinho. Até porque nos primeiros meses de vida, ele nem se suja tanto assim. Mas em alguns casos, especialmente se você for mãe de primeira viagem, a insegurança pode tomar conta – o que aumenta a chance do seu filho chorar do início ao fim. A seguir, a enfermeira Rosmaria Pirollo, gerente de enfermagem da maternidade Pro Matre Paulista, de São Paulo, dá algumas dicas para facilitar o trabalho e tornar o momento mais gostoso, como tem de ser.

Controle a temperatura do ambiente

O ideal é fechar portas e janelas durante o banho, para evitar correntes de ar. Não apenas porque o bebê pode se resfriar, mas também porque a mudança brusca de temperatura tende a assustá-lo… “Muitas mães me perguntam se dá para usar aquecedor no local. Como o aparelho resseca a umidade relativa do ar, acho melhor ligar por apenas alguns minutos antes do banho e desligá-lo em seguida”, recomenda a enfermeira Rosmaria.

Enrole o bebê em uma toalha

Ou toalha-fralda, como você preferir. Não é só do frio que o seu filho reclama antes de entrar na banheira… Quando está de roupas, o recém-nascido se sente literalmente contido. Ao ser despido, com os braços soltos, ele “perde” esse tipo de proteção, o que lhe causa estranheza. O resultado, já sabe: choro. Por isso, a enfermeira recomenda que o adulto retire as peças de roupa do bebê aos poucos, segurando-o com uma mão sobre o peito e enrolando-o na toalha.

Primeiro, rosto e cabelos!

Com o bebê enroladinho na toalha, aproxime-se da banheira (com o baby apoiado no seu antebraço, segurando a cabecinha dele com a mão) e inicie a higiene pelo rosto. Pode deixá-lo de fralda ainda, se preferir. Então, molhe um pedaço de algodão para limpar a face (“sempre de fora para dentro, para evitar que a sujidade do nariz se espalhe”, ensina Rosamaria). Na sequência, lave os cabelos. E só depois coloque-o na banheira. Uma dica é mergulhar primeiro os pezinhos dele, para que ele se acostume com a temperatura da água – como a gente faz ao entrar na piscina, sabe? Aqui no It Mãe, para deixar o momento ainda mais relaxante, recomendamos os sabonetes da linha Baby Dove Hidratação Enriquecida, tanto em barra quanto líquido.

Que tal uma massagem?

Para tornar a rotina do banho ainda mais agradável, você pode fazer uma massagem no bebê (nos maiores) antes de vesti-lo. Assim, ele vai relacionar o momento a algo relaxante e, com certeza, ficará feliz ao notar a banheira cheia de água, pronta para recebê-lo!

À noite, pode ser melhor

Ainda que a temperatura seja mais amena por volta do meio-dia, nem sempre esse horário pode ser o mais indicado para o banho. “A maioria das mães (especialmente durante a licença-maternidade) está sozinha nesse período, enquanto no fim da tarde elas podem contar com a ajuda do pai, o que facilita o processo”, diz a enfermeira. Se você tomar todos os cuidados que mencionamos antes para manter a temperatura do ambiente adequada, está tudo bem dar o banho de noite. E ainda tem o benefício extra de um sono mais tranquilo, para ele e para você!

Equipe Amor e Cuidado – cuidador de idosos, adultos e crianças.

Fonte: https://itmae.uol.com.br/baby-and-kids/5-dicas-para-tornar-a-hora-do-banho-mais-gostosa-para-o-bebe

Comentários